Não tem como não ser saudosista quando o assunto é seleção brasileira. Vi a seleção de 1970 ser tricampeã no México, vi também a seleção canarinho de 1982 jogar um futebol mágico na Espanha, mesmo não sendo campeã. Nas décadas de 70,80, 90 e 2000 outras seleções honraram nossa fama de melhor futebol do mundo. Quem viu tem na mente a lembrança, quem não não viu, tem que se contentar com esse arremedo de futebol jogado pelas seleções formadas nos últimos anos, inclusive a que perdeu na última terça-feira no Paraguai.
Mas porque o Brasil não pratica mais o melhor futebol do mundo? São várias as possíveis explicações, entre elas, o dinheiro. Antes o atleta do futebol se destacava em seus clubes, ganhava títulos nacionais, era convocado para a seleção brasileira, depois saía para jogar no exterior. Atualmente, o garoto se destaca na base de seu clube logo é vendido para os gigantes da Europa e antes dos dezoito anos está milionário. Que motivação esse jovem atleta tem para voltar ao Brasil e vestir a camisa da seleção brasileira?
E estão longe de ser craques como aqueles dos bons tempos do futebol canarinho. Carlos Alberto, Clodoaldo, Gerson, Rivelino, Tostão, Jairzinho, Pelé, Sócrates, Zico, Roberto Dinamite, Ronaldinho, Ronaldo Fenômeno, Rivaldo, Junior e tantos outros… São craques do passado, estarão sempre em nossas lembranças. No presente, é preciso reinventar o futebol brasileiro, identificar onde nos perdemos nos caminhos do tempo e tentar refazer a rota, caso contrário, teremos que nos contentar em figurar entre as seleções de pequeno e médio porte do continente.
O Brasil sempre foi um carrasco cruel de seus adversários da América do Sul, hoje, não se sabe sequer se seleção brasileira conseguirá vaga para jogar o Mundial sediado nos Estados Unidos, Canadá e México. Certo é que o caminho até lá é longo e incerto, a julgar pelo pobre futebol que joga a equipe nacional. A seca de títulos vai durar muito ainda e a frustração do torcedor vai permanecer por muito tempo. A seleção pentacampeã que outrora era orgulho nacional, hoje tem que ouvir vaias, críticas e cobranças porque é protagonista de sucessivos vexames. O técnico Dorival Junior afirmou recentemente que o Brasil estará na final das próxima copa do mundo. Alguém acredita?