skip to Main Content

Serviços de informação e comunicação apresentam alta de 7,7% em Goiás

Resultado é do primeiro trimestre de 2024. Nos últimos 12 meses, variação foi ainda mais expressiva: 10,8%


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 15/05/2024 - 15:30

Com alta de 6,1% em março, setor de serviços de informação e comunicação em Goiás é principal destaque em pesquisa divulgada pelo IBGE. Foto: Lucas Diener
O setor de serviços de informação e comunicação em Goiás registrou uma alta acumulada de 7,7% no primeiro trimestre de 2024, após um avanço de 6,1% em março. Nos últimos 12 meses, a variação foi de 10,8%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta terça-feira (14/05).
Outros destaques foram os ramos de serviços prestados às famílias e a categoria de outros serviços, que apresentaram crescimento de 5,8% e 0,6%, respectivamente, também em março deste ano. “É importante que certas áreas se mantenham aquecidas, de modo a continuamente gerar emprego e renda para a população goiana”, comenta o titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho.
No cenário nacional, o volume de serviços prestados no país voltou a avançar em março, registrando uma expansão de 0,4%, após ter recuado 0,9% em fevereiro. Já no indicador acumulado para o primeiro trimestre de 2024, frente a igual período de 2023, o setor fechou com crescimento de 1,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, a expansão registrada é de 1,4%.
Sobre a PMS 
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.