Skip to content

STF autoriza retorno de Monark às redes sociais com restrições contra desinformação


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 08/02/2025 - 15:00

Monark (Foto: Reprodução - Redes Sociais)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (7) o desbloqueio das redes sociais do influenciador digital Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark. Monark é investigado por suposta disseminação de notícias fraudulentas sobre as eleições.

Embora tenha autorizado a reativação das contas, Moraes impôs uma multa de R$ 20 mil para cada nova publicação que veicule desinformação ou discurso de ódio, além de ordenar a remoção de postagens consideradas ilegais.

As contas de Monark foram bloqueadas após um relatório do setor de combate à desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicar que o influenciador continuava a publicar vídeos em novas contas, mesmo após decisões judiciais anteriores que determinavam o bloqueio. Além das restrições nas redes sociais, Monark teve suas contas bancárias bloqueadas e a monetização de seus canais suspensa.

A defesa de Bruno Aiub argumenta que o inquérito é ilegal, sustentando que a suposta conduta de divulgar fake news não configura crime, mas sim uma questão de natureza cível, o que não justificaria as medidas restritivas impostas. Atualmente, Monark reside nos Estados Unidos.

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa