Os contribuintes de Goiânia têm até esta sexta-feira para garantir o IPTU com desconto de 10% no pagamento da cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano e da Taxa de Coleta de Resíduos (ITU). Quem optar pelo parcelamento pode dividir o valor em até 11 vezes mensais e iguais, sem desconto. Também há a possibilidade de parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito, mantendo o abatimento, com juros cobrados pela instituição financeira.
O boleto foi enviado pelos Correios, mas também pode ser acessado no site da Prefeitura (goiania.go.gov.br), no banner “IPTU e ITU 2026”. O pagamento pode ser feito em bancos, casas lotéricas, internet banking, via PIX (com o QR Code impresso na guia) ou cartão de crédito. O atendimento presencial está disponível nas unidades do Atende Fácil.
A expectativa de arrecadação da Prefeitura é de R$ 1,2 bilhão ao longo do ano. O valor total lançado é de aproximadamente R$ 1,4 bilhão, considerando inadimplência e descontos concedidos, como o abatimento de 10% para pagamento em parcela única. Cerca de 100 mil contribuintes estão isentos neste ano.
O valor do IPTU com desconto foi reajustado na maioria dos imóveis apenas pela correção inflacionária, com base no IPCA de cerca de 4,46%, sem aumento real do imposto. A Secretaria Municipal de Finanças reforça que o contribuinte deve ficar atento ao prazo para não perder o benefício e evitar complicações futuras com a dívida ativa.












