Segundo números do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Vila Nova é o clube goiano com maior probabilidade de garantir vaga na elite do futebol brasileiro, sem a necessidade de dispuar o playoff. Coma vitória sobre o Ceará por 2 a 0 no último final de semana, o Vila chegou a mais de 40% de chances de acesso direto, enquanto Goiás e Atlético, que também venceram na última rodada, melhoraram sus chances para figurar no G6, grupo que irá disputar as duas últimas vagas através do playoff.
As duas primeiras equipes na classificação final da série B terão vaga garantida na série A em 2027. Os clubes colocados entre o terceiro ao sexto colocado disputarão o playoff em busca das duas vagas restantes para a elite do futebol brasileiro. Goiás e Atlético praticamente não tem mais chances de alcançar o acesso direto. A luta das duas agremiações é pelo G6. Com as vitórias de Vila, Goiás e Atlético na última rodada, as chances de título aumentaram. O Vila Nova chegou a 24% de possibilidade de ser campeão, o Atlético passou a ter 2,8% enquanto o Goiás tem apenas 0,48% de possibilidade de conquistar o título. Os números mostram que a prioridade para os três clubes da capital é conquistar a vaga na série A. Título neste momento passa a ser uma possibilidade remota, que não deve ser considerado como objetivo principal.

GOIATUBA ESTÁ NA SÉRIE C
Jogando no estádio Divino Garcia Rosa, o Goiatuba empatou com o São José-RS em 1 a 1 e conquistou a vaga para disputar a série C em 2027. Mas não foi fácil. O “Zequinha”, como é carinhosamente chamado no Rio Grande do Sul, abriu o marcador com gol marcado pelo atacante Graffite. No lance do gol, a defesa do Azulão se atrapalhou e permitiu a conclusão do atacante gaúcho. No segundo tempo, o Goiatuba partiu para o ataque e pressionou o adversário até que, nos últimos minutos da partida, o zagueiro Dinei marcou contra suas próprias redes, empatando a partida para o Goiatuba, resultado que lhe garantiu o acesso. Mais de quatro mil torcedores prestigiaram a classificação do Azulão. O Goiatuba se junta ao Gama-DF, ASA, Uberlândia e ABC, todos com vagas garantidas na sére C do campeonato brasileiro de 2027.
VENCER FORA
Ao vencer o Atlético Goianiense no estádio Antônio Accioly por 2 a 0, o Vila quebrou o jejum de não ganhar fora do Onésio Brasileiro alvarenga. Mas continua a marca negativa de não vencer fora de Goiânia. Amanhã (sexta-feira), o Vila vai a São João Del Rey tentar quebrar mais esse tabu. Vai enfrentar o Athletic-MG, clube que está mal posicionado na tabela de classificação e por isso deve aproveitar o mando de campo para melhorar sua pontuação na série B. É um time sempre muito difícil de ser batido jogando em seu estádio. Neste momento, o Vila é o 9º pior visitante da série B, com um aproveitamento de 38,4% jogando fora de seus domínios. Vai enfrentar um adversário que é o 9º pior mandante na competição, com 48,7% de aproveitamento.
Por outro lado, o Goiás não tem mais espaço para resultados negativos, se pretende conquistar o acesso para a série A. O time perdeu pontos importantes, principalmente jogando no estádio Hailé Pinheiro, por isso, terá que conquistar resultados positvos em praticamente todos os jogos restantes na série B. A começar pelo jogo do próximo sábado, contra o Fortaleza, na Serrinha. Depois do time cearense, o Goiás terá pela frente o Vila Nova, seu maior rival, segundo colocado na competição, em jogo que será realizado no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga. No último jogo entre ambos, no primeiro turno da série B, o Goiás venceu o Vila por 1 a 0, mas a situação agora é outra. O Vila entrará em campo como favorito.

CURTAS
* O técnico Roger Silva, do Atlético, finalmente encontrou a formação ideal para o time rubronegro, principalmente no setor defensivo, com jogos seguidos sem sofrer gols. O Dragão não perde e não sofre gols há três partidas.
* Em sétimo lugar, com 39 pontos, o Atlético Goianiense tem pela frente o Juventude, líder do campeonato, em jogo que será realizado no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. É o maior desafio para o o time comandado por Roger Silva.
* O Goiás integrou mais dois jogadores ao elenco profissional. O lateral esquerdo Julio Gouvea, de 21 anos e o volante Vitor Fonseca, também de 21 anos, estavam emprestados ao Anápolis e retornaram ao Goiás para compor o elenco que está disputando a série B.
* O volante Igor Henrique não deve continuar no Atlético. O jogador está próximo de um acerto om a Ferroviária-SP, que disputa a série C do campeonato brasileiro. No Dragão, o jogador disputou 28 jogos e marcou um gol.
* O Vasco da Gama vai muito bem na Copa do Brasil, mas segue na zona do rebaixamento do campeonato brasileiro. O time cruzmaltino venceu o Vitória em Salvador por 2 a 0 e conquistou vaga na próxima fase da Copa. Vai enfrentar o Palmeiras na etapa seguinte.
* No horário político, nenhuma proposta para beneficiar o esporte em Goiás. Atletas amadores e profissionais, nas mais diversas modalidades, continuam lutando para representar bem o Estado, mas sem apoio dos órgãos públicos.















