O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, defende atuação firme da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) como espaço para viabilizar recursos federais voltados à infraestrutura dos municípios. Vilela foi eleito vice-presidente de Infraestrutura da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) durante a 87ª Reunião Geral da entidade, realizada nesta segunda-feira (7), em Brasília.
Com a nova função, o prefeito aparecidense considera que terá papel relevante na articulação de políticas e projetos voltados ao desenvolvimento urbano, obras públicas, mobilidade e à captação de recursos federais para infraestrutura. Ele reforçou a importância da união dos prefeitos em torno da FNP como instrumento de pressão política e construção de soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelas cidades.
Segundo ele, o governo federal precisa estar sensível às demandas dos municípios, que estão cada vez mais sufocados financeiramente. “Segurança pública, por exemplo, requer investimentos na guarda, que tem um custo alto”, mencionou. “E na saúde, que os municípios já extrapolam os percentuais constitucionais, e aí impede investimentos em outras áreas importantes”, pontuou.
O prefeito destaca que Aparecida de Goiânia ainda depende de recursos para investimentos e que a atuação na FNP será estratégica para garantir apoio federal iniciativas estruturantes. “Aparecida ainda depende muito de recursos para investimento em infraestrutura em função das carências do município. Então, agora vamos trabalhar e pautar estes temas que são relevantes para o município”, completa.
A reunião da FNP também debateu temas como os impactos da Reforma Tributária, riscos fiscais, inclusão socioprodutiva e parcerias com instituições como Banco do Brasil, Caixa e Sebrae. A posse da nova diretoria ocorre nesta terça-feira (8) e encerra o encontro em Brasília.