Skip to content

Volta às aulas: dicas e cardápios saudáveis para lanches das crianças

Para a volta às aulas, nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, ensina como preparar refeições balanceadas para os pequenos


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 01/08/2024 - 16:30

Oferecer variedade à criança em casa também é uma boa estratégia para que ela aceite alimentos diferentes no lanche na escola

Com o retorno às aulas, volta o desafio de manter a criançada bem alimentada no período escolar. E, para ter uma boa qualidade nutricional nas refeições na escola, é necessário um bom planejamento. A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica que nem sempre é preciso que tudo seja preparado em casa, mas é muito importante que os alimentos sejam bem selecionados. “Uma leitura atenta dos rótulos é fundamental para que possamos identificar os ingredientes contidos em cada produto”, ensina. “Evitar alimentos com açúcares adicionados, excesso de gordura, corantes e outros aditivos químicos fará toda a diferença”, alerta a especialista.

Oferecer variedade à criança em casa também é uma boa estratégia para que ela aceite alimentos diferentes no lanche na escola, seja em relação aos que vão na lancheira ou nas refeições que a escola oferece. “O exemplo dos pais para que isso dê certo é essencial”, afirma Renata.

A nutricionista dá seis dicas que vão ajudar a deixar o lanche escolar mais gostoso:
– Sempre que possível, deixe a criança ajudar a preparar a lancheira ou pelo menos escolher um dos itens que vão compor a refeição (por exemplo: qual fruta prefere levar).
– Observe sempre se a refrigeração está adequada. Lancheiras térmicas, gelos em gel e garrafas térmicas ajudam a conservar.
– Algumas crianças não gostam de alimentos em temperaturas intermediárias (por exemplo: come iogurte em casa que acabou de sair da geladeira, mas não gosta do iogurte que ficou na lancheira). Observe se isso ocorre.
– Tenha um planejamento: definir a lista de compras, em qual dia comprar os alimentos e quando preparar.
– Incluir vegetais na lancheira é essencial para que os pequenos façam refeições nutritivas e mantenham o hábito de consumir esse grupo de alimentos. Tente sempre colocar uma fruta e/ou um legume, em receitas ou inteiros ou picados).
– Um mesmo alimento pode ser oferecido de formas diferentes: em utensílios coloridos, cortado em formato diferente etc. A criatividade ajuda muito para que a criança se interesse pelo lanche. Também é possível deixar bilhetinhos carinhosos para ela ler no momento da refeição.
“Comer não é apenas um ato nutricional, mas também social e afetivo”, diz a nutricionista.

Para ajudar a compor lancheiras atrativas e nutritivas, Renata dá sugestões de cardápios para todos os dias da semana

Segunda:
Manhã: Pão de queijo tradicional + iogurte natural + manga picada
Tarde: Pão de leite com requeijão + maçã

Terça:
Manhã: Pão de fermentação natural com queijo fresco + melão picado
Tarde: Panqueca de banana

Panqueca: 1 ovo + 1 colher de sopa de farinha de aveia + 1 banana nanica madura amassada + 1 pitada de canela em pó. Misture tudo e cozinhe em uma frigideira, dourando os dois lados. Deixe esfriar antes de acondicionar na lancheira.

Quarta:
Manhã: Tapioca com muçarela e tomate + manga picada
Tarde: Biscoito de arroz com geleia 100% fruta + pera

Quinta:
Manhã: Minitorradas com boursin de azeitonas + melancia picada
Tarde: Pão de fermentação natural com patê de atum + mexerica
Patê de atum: 1 colher de sopa de creme de ricota + 1 colher de sopa de atum ralado em água + 1/2 colher de sopa de salsinha picada + Sal a gosto. Misture tudo e use como recheio de pães e torradas.

Sexta:
Manhã: Torta de frango + morangos
Tarde: Crepioca recheada com queijo e orégano + goiaba

Pesquisa