Skip to content

6 mil doses da vacina Spikevax contra Covid-19 chegam a Goiânia

Vacinação contra Covid-19 em Goiânia atende grupos prioritários com novas doses até 1/11


Dhayane Marques Por Dhayane Marques em 30/10/2024 - 09:32

Vacinação contra Covid-19 em Goiânia atende grupos prioritários. Foto: SMS

Goiânia recebeu, na segunda-feira, 28, 6 mil doses da vacina Spikevax contra Covid-19, fabricada pela Moderna. Essas doses de reposição estarão disponíveis em todas as salas de vacina até a próxima sexta-feira, 1º de novembro. A distribuição ocorrerá de acordo com as rotas estabelecidas para cada Distrito Sanitário de Saúde, garantindo acesso a todos os locais de vacinação da cidade.

A Spikevax é uma vacina monovalente eficaz contra a variante XBB 1.5 do SARS-CoV-2, o vírus responsável pela Covid-19. As doses são destinadas a grupos prioritários, incluindo crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidos a partir de cinco anos, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, além de trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência. “Apesar do fim da pandemia, a vacinação continua a ser a forma mais eficaz de proteger os grupos mais vulneráveis”, ressalta Marília de Castro, diretora de Vigilância Epidemiológica.

O esquema de vacinação para os grupos prioritários é o seguinte: crianças de 6 meses a 4 anos devem receber duas doses, com intervalo de 4 semanas entre elas. Para pessoas a partir de 5 anos, uma dose é suficiente. Imunocomprometidos a partir de 6 meses precisam de três doses, seguidas de uma vacinação anual. Já os grupos prioritários a partir de 5 anos devem receber uma dose anual, respeitando um intervalo de pelo menos 3 meses desde a última vacinação contra Covid-19. É importante que todos aproveitem essa oportunidade para se proteger e fortalecer a imunização contra a Covid-19.

Dhayane Marques

Dhayane Marques é jornalista formada pela PUC-GO. Atualmente é Diretora de Programas da TV Pai Eterno e repórter no jornal Tribuna do Planalto e Tribuna de Anápolis, nas editorias de cidades, educação, economia, agro, diversão e arte.

Pesquisa