Skip to content

Kowalsky Ribeiro anuncia pré-candidatura ao Senado pelo PDT em Goiás

Presidente estadual da sigla entra no tabuleiro majoritário enquanto partido ainda discute rumo para 2026


Domingos Ketelbey Por Domingos Ketelbey em 11/06/2026 - 17:29

Kowalsky Ribeiro anuncia pré-candidatura ao Senado

O procurador da Câmara de Goiânia e presidente do PDT em Goiás, Kowalsky Ribeiro, anunciou nesta quinta-feira (11) sua pré-candidatura ao Senado Federal. A declaração foi publicada nas redes sociais do dirigente e marca a entrada formal do partido na disputa por espaço na chapa majoritária de 2026.

No comunicado, o PDT afirma que apresenta o nome de Kowalsky “com orgulho e responsabilidade” e define a pré-candidatura como “o início de uma caminhada construída com coragem, trabalho e compromisso com o futuro de Goiás”.

A movimentação ocorre em meio às conversas do partido sobre o cenário estadual. Nos últimos dias, Kowalsky afirmou que o PDT não tem alinhamento automático com o PT, mesmo após a escolha de Luís César Bueno como pré-candidato ao Governo de Goiás. O dirigente também disse manter diálogo com o governador Daniel Vilela (MDB), com o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e com o campo da esquerda.

No texto divulgado nesta quinta, o PDT tenta apresentar Kowalsky como um quadro de perfil técnico e político. A legenda cita sua atuação como advogado, procurador, conselheiro, dirigente e professor, além de defender uma agenda voltada a educação, trabalho, esporte, oportunidades e liberdade.

“O PDT acredita em um projeto que coloque as famílias em primeiro lugar, valorize a educação, gere oportunidades, fortaleça o trabalho, incentive o esporte e defenda a liberdade”, diz a nota.

Atualmente, a centro-esquerda tem outros nomes interessados na disputa ao Senado. Dentro da Federação Brasil da Esperança no PCdoB, o ex-deputado Aldo Arantes já havia lançado sua pré-candidatura a Casa Alta do Parlamento. O PV que também participa do colegiado tem os advogados Cristiano Cunha e Ricardo Dias também em pré-campanha de olho em Brasília. No PSOL, Cíntia Dias também está interessada no posto e recentemente o PSB anunciou o projeto para que Isaura Lemos seja pré-candidata ao Senado Federal.

Pesquisa