Sargento Ricardo Lima Nascimento foi solto após pagar fiança de R$ 3 mil; caso de 2024 foi arquivado pelo MPGO.
O sargento da Polícia Militar Ricardo Lima Nascimento, investigado por agredir e ameaçar de morte um jovem aprendiz de 16 anos em Catalão (GO), já havia se envolvido em outra ocorrência violenta na cidade. Em 2024, ele atirou contra um motociclista de 19 anos durante uma abordagem de trânsito.
O episódio ocorreu durante uma blitz da Polícia Militar. Segundo o registro da ocorrência, o motociclista teria desobedecido a ordem de parada e avançado na direção de um policial. Foi nesse momento que Ricardo Lima efetuou o disparo, atingindo a perna do rapaz . O caso foi arquivado após o Ministério Público de Goiás concluir que não houve crime por parte do militar .
Agora, o nome do sargento voltou ao centro das investigações por causa de imagens que mostram a agressão ao adolescente. O caso aconteceu na manhã da última quinta-feira (16), quando o jovem, que trabalha como aprendiz, chegava para abrir a loja de autopeças onde atua . Câmeras de segurança registraram o momento em que uma viatura da PM estaciona em frente ao estabelecimento e o sargento entra no local.
As imagens mostram o policial empurrando o adolescente contra a parede, dando tapas, derrubando-o no chão, apontando uma arma para ele e fazendo diversas ameaças de morte . “Você tem que morrer! Se você olhar para mim de novo, na sua vida, eu vou te matar”, diz o militar no vídeo . O adolescente responde que não o encarou e afirma que apenas estava trabalhando .
A Polícia Militar afirmou que não compactua com desvios de conduta e que adotou todas as medidas legais, administrativas e disciplinares para apurar o caso . O sargento foi preso em flagrante, mas conseguiu liberdade provisória após o pagamento de fiança de R$ 3 mil . A Justiça determinou o recolhimento da arma do policial e proibiu que ele se aproxime a menos de 500 metros do jovem aprendiz .
O processo relacionado às agressões contra o adolescente tramita em segredo de Justiça. A defesa de Ricardo Lima Nascimento informou que o policial não pretende se manifestar sobre o caso.
Em casos de violência policial, as vítimas ou testemunhas podem registrar denúncia na Corregedoria da Polícia Militar, no Ministério Público ou na Ouvidoria de Segurança Pública. O boletim de ocorrência também pode ser registrado em qualquer delegacia de polícia. O Disque 100 recebe denúncias de violações de direitos humanos cometidas por agentes do Estado, garantindo o anonimato do denunciante.
LEIA MAIS:
Flávio admite encontro com Vorcaro após prisão e diz que foi encerrar aporte a filme de Bolsonaro














