Skip to content

UFG e TRE-GO lançam ferramenta para combater fake news e deepfakes

GuaIA, desenvolvida analisará textos, áudios e vídeos para identificar notícias falsas, com foco no processo eleitoral e justiça especializada


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 18/08/2024 - 10:13

Lançamento da ferramenta de Inteligência Artificial do TRE, GuaIA. Foto Reprodução TREGO

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), em parceria com o Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF-UFG), lançou na sexta-feira, 16, uma nova ferramenta para combater a disseminação de notícias falsas e deepfakes. A plataforma denominada GuaIA foi desenvolvida para monitorar e verificar a veracidade das informações divulgadas em sites, redes sociais, vídeos e áudios que possam impactar o processo eleitoral no estado.

O GuaIA, que terá um projeto piloto de 14 meses, será utilizado inicialmente pelos desembargadores eleitorais e pelo Ministério Público do estado. Durante esse período, os candidatos poderão denunciar conteúdos suspeitos por meio de um link disponível no portal do TRE-GO. A expectativa é que, após essa fase, o sistema seja refinado e disponibilizado para outros órgãos públicos e para o público em geral.

Identidade Visaul da GuaIA. Foto: Reprodução

A ferramenta é vista como uma inovação no combate à desinformação, especialmente no contexto eleitoral. O presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, destacou que a criação da GuaIA coloca o tribunal na vanguarda do combate às notícias falsas. A parceria com a UFG reforça o papel da universidade como líder em tecnologia e inteligência artificial, conforme ressaltado pelo professor doutor Felipe Terra Martins, pró-reitor de Pós-Graduação da UFG.

Além de suas funcionalidades técnicas, o GuaIA também carrega um significado cultural. O nome da plataforma faz referência a Guaiás, povos originários da região de Goiás, e ao Rio Araguaia, elementos históricos e culturais importantes para o estado. A identidade visual da ferramenta foi desenvolvida com foco em inteligência, modernidade e conexão com a cultura local.

Pesquisa