O mapa político de como ficaram distribuídas por partidos as prefeituras municipais em Goiás demonstra uma clara força do grupo liderado pelo Governador Ronaldo Caiado que arrebatou quase tudo e ainda pode levar em Goiânia e Aparecida de Goiânia, numa disputa direta contra o Bolsonarismo. A segunda maior força política de Goiás hoje está concentrada no PL que nacionalmente tem como grande líder o ex presidente Jair Bolsonaro e em Goiás o Senador Wilder de Morais. A esquerda teve um ótimo desempenho em Goiânia capitaneado pela Delegada Adriana Accorsi e em Anápolis pelo ex prefeito Antônio Gomide, que disputa o segundo turno contra Márcio Correa (representante do Bolsonarismo), mas faltou ao campo progressista densidade eleitoral para conquistar mais cadeiras no interior. O PSDB hoje presidido nacionalmente pelo ex governador Marconi Perillo alcançou 7 prefeituras. Bom, com mais ou menos força esses são os players para 2026.
O Governador Ronaldo Caiado já foi reeleito e não pode mais disputar um terceiro mandato, dois nomes se destacam nesse momento dentro do seu grupo político: o vice governador Daniel Vilela e o presidente da Assembléia Legislativa Bruno Peixoto. O Senador Wilder Morais é apontado como o grande estrategista e líder da direita goiana, conta com o respaldo do conservadorismo goiano, apoio do ex presidente Bolsonaro e claro o mandato de Senador da República. A base do presidente Lula nomes que também se destacam: Adriana Accorci, Rubens Otoni e Antônio Gomide, juntos eles representam a força do campo progressista goiano. O ex governador Marconi, único na história a alcançar 4 mandatos como governador, atualmente é o presidente nacional do PSDB e também um player.
Nada impede que surpresas aconteçam afinal a dinâmica política é muito volátil. Inclusive com o surgimento de novas lideranças. Alguns nomes tiveram destaque nas eleições municipais como o jornalista Matheus Ribeiro, a vereadora Aava Santiago, o vereador professor Edward Madureira, vereador Major Vitor Hugo, o vereador Lucas Kitão e outros, mas aqui cito os de Goiânia. Forças políticas do interior também podem protagonizar o debate, lembre-se da densidade eleitoral da região do entorno de Brasília. Tudo pode acontecer!
Pudemos observar campanhas muito interativas, o arrefecimento de líderes tradicionais e a predileção do eleitor por novas lideranças. Em Goiás existe uma avenida de oportunidade para a renovação política com qualidade, sem desprezar a experiência de líderes já experimentados. O jogo para 2026 começa agora!