A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) iniciou, nesta sexta-feira (29), a instalação dos Gabinetes de Crise em Goiânia, com a implantação do primeiro na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noroeste. O objetivo é monitorar o funcionamento das unidades de urgência e emergência, com a coleta diária de dados sobre insumos, medicamentos, profissionais de saúde e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Esses dados serão enviados ao Gabinete de Crise Central para análise e para decisões que visem melhorar a assistência à população.
O processo de coleta será realizado duas vezes por dia e os dados serão transformados em painéis visuais, utilizando ferramentas como Business Intelligence (BI) e planilhas do Google Forms, para otimizar a gestão local e central. A escolha da UPA Noroeste como unidade piloto foi anunciada durante reunião do Gabinete de Crise Central, com a presença de representantes da SES-GO, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia e da equipe de transição do prefeito eleito, Sandro Mabel.
O Gabinete de Crise Central, criado na quinta-feira (28), tem como missão coordenar ações para superar a crise de saúde em Goiânia, garantindo que os pacientes recebam a assistência necessária, prevenindo agravamentos que possam sobrecarregar ainda mais o sistema hospitalar. Com o apoio do Ministério Público de Goiás (MP-GO), o gabinete busca uma gestão eficiente e soluções rápidas para a crise, com a implementação gradual do sistema nas outras 12 unidades de saúde do município.