O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Nascer Cidadão, que abastece as maternidades municipais de Goiânia — Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) e Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Célia Câmara (HMMCC) —, enfrenta um déficit de 44% nas doações. O pediatra e coordenador do BLH, Sebastião Leite, destacou que as doações caíram significativamente no último mês, o que compromete o atendimento a bebês internados em UTIs neonatais.
Para manter o funcionamento ideal, o BLH precisa de, no mínimo, 120 litros de leite materno por mês. “Esse leite é destinado a bebês prematuros e internados que não podem mamar diretamente na mãe, mas que necessitam desse alimento essencial para se desenvolver”, explicou Sebastião. O leite materno é considerado padrão ouro devido aos nutrientes, anticorpos e enzimas que ajudam a proteger os bebês contra infecções, alergias e doenças crônicas.
Como doar leite materno
Mães lactantes interessadas em doar devem procurar uma das três maternidades municipais para cadastro. Durante o processo, é feita uma entrevista, coleta de sangue para exames e, se apta, a doadora recebe frascos esterilizados para armazenamento. O leite coletado pode ser congelado por até seis meses, mas o estoque atual só cobre a demanda semanal das unidades.
O pediatra desmistifica algumas crenças que impedem a doação, como a ideia de que o leite é fraco ou que a mãe produz pouco. “Quanto mais a mulher amamenta, mais leite é produzido. Cada gota conta, pois bebês em UTIs muitas vezes precisam de apenas 5 ml por dia para sobreviver”, esclareceu Sebastião.
Onde doar
- Banco de Leite MNC: Atendimento todos os dias, das 7h às 11h e das 13h30 às 15h30. Contato: (62) 3299-1919 ou WhatsApp (62) 99623-5215.
- Posto de Coleta HMDI: Diariamente, das 7h às 19h. Contato: (62) 3956-8887 ou WhatsApp (62) 9604-7570.
- Posto de Coleta HMMCC: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Contato: (62) 3121-6265.