A manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (16), na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, contou com a participação de aproximadamente 18,3 mil pessoas, de acordo com um cálculo baseado em imagens aéreas feito pelo grupo de pesquisa “Monitor do Debate Político”, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). O levantamento é coordenado por Pablo Ortellado e Márcio Moretto, da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a ONG More in Common. A margem de erro da estimativa é de 2,2 mil pessoas para mais ou para menos.
Entre os políticos goianos com mandato, apenas o senador Wilder Morais e o vereador Major Vitor Hugo, ambos do PL, participaram do ato, que teve como principal pauta a defesa da anistia para os envolvidos nos eventos de 8 de Janeiro. “Copacabana mais uma vez tomada pelo verde e amarelo! Milhares de brasileiros foram às ruas, de forma pacífica e determinada, para defender a liberdade e pedir anistia”, destacou Wilder Morais em suas redes sociais. Ele também celebrou a mobilização popular: “O povo mostrou sua força! Uma manifestação gigante, com a energia de quem ama o Brasil e luta por um país mais justo. Isso é a direita, isso é o povo brasileiro fazendo história!”.
Já Major Vitor Hugo, em suas redes socias, postou foto ao lado de Jair Bolsonaro e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, comentando: “Três formados nas Agulhas Negras, três patriotas, três amigos. O presente não é nosso, mas o futuro será!! Anistia já!!”
Não há registro de participação do deputado federal goiano Gustavo Gayer (PL) em suas redes sociais. O ex-deputado Lissauer Vieira (PL) participou do ato.
Apesar do entusiasmo de Bolsonaro e seus aliados, o número de participantes foi consideravelmente menor do que em outras manifestações do bolsonarismo realizadas no Rio de Janeiro.