O governador Ronaldo Caiado (UB) comentou nesta terça-feira (20) a decisão do cantor Gusttavo Lima de retirar sua pré-candidatura a um cargo político em 2026. Ele respondeu em entrevista coletiva durante evento de lançamento do Fundo de Estabilização Econômica. Segundo Caiado, a escolha do sertanejo já era esperada, pois ele possui compromissos profissionais de grande porte, incluindo uma turnê internacional com mais de 30 shows na Europa.
“Ele já havia me sinalizado por telefone que teria pouco tempo disponível, devido à demanda dos empresários que trabalham ao lado dele. Gusttavo Lima é um nome consolidado no meio artístico e já atingiu o máximo que poderia nessa área. Qualquer posicionamento dele tem impacto, e, no momento certo, se ele quiser, pode voltar a se envolver na política”, afirmou o governador.
Nesta quarta-feira (19), o artista publicou vídeo em suas redes sociais, e revelou em entrevista ao Metrópoles, que não será candidato em 2026 e que vai acompanhar as eleições do “lado de fora” e evitou declarar apoio a qualquer pré-candidato. “Quero ressaltar que não sou candidato a nenhum cargo político. Em 2026 não sei candidato, nem mesmo sou filiado a qualquer partido (…). Esse não foi nem será meu objetivo. Quero continuar minha carreira artística e empreendedorismo”, disse.
Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Gusttavo Lima não vai participar do lançamento da pré-candidatura de Caiado.
Visibilidade
O governador Ronaldo Caiado reconheceu que a retirada do cantor altera seus próprios planos de projeção nacional. Ele pretendia rodar o país ao lado de Gusttavo Lima, aproveitando a popularidade do artista para alcançar um público mais amplo. Agora, com a saída do sertanejo, ele admite que terá que se dedicar ainda mais para se tornar mais conhecido fora de Goiás.
“Tenho a humildade de reconhecer que ainda não sou amplamente conhecido no Brasil. Gusttavo Lima já é um nome consolidado, enquanto eu preciso mostrar ao país o que fiz por Goiás. Quero que quem não me conhece, como na Bahia ou em outros estados, [vou dizer], veja os resultados que alcançamos na segurança, na educação, no equilíbrio fiscal e nos programas sociais”, declarou.
Para ampliar a visibilidade, Caiado reforçou que iniciará oficialmente a pré-campanha no dia 4 de abril, de Salvador, e cumprirá agenda de viagem pelo Brasil para apresentar sua trajetória e as ações de sua gestão. “Agora é o momento de mostrar, estado por estado, o que construímos e como podemos levar essa experiência para o país”, concluiu.