Skip to content

Velório de Preta Gil reúne fãs e amigos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Cerimônia é aberta ao público e marca despedida da cantora, que morreu aos 50 anos nos EUA


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 25/07/2025 - 09:43

preta gil morre

Amigos, familiares e fãs se despedem da cantora Preta Gil nesta sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde acontece o velório. A cerimônia é marcada por homenagens emocionadas à artista, que faleceu no último domingo (20), aos 50 anos, em Nova York, após complicações de um câncer de intestino.

A informação é do jornal O Globo, que acompanhou a movimentação no local. A Cinelândia, região em frente ao Theatro, ficou lotada de fãs que foram prestar a última homenagem à artista.

Preta Gil estava em tratamento nos Estados Unidos desde 2023, onde residia temporariamente para sessões de quimioterapia. Na quarta-feira anterior à sua morte (16), ela passou mal durante um procedimento e exames indicaram que o câncer havia se espalhado. O quadro de saúde piorou rapidamente nos dias seguintes, e a cantora faleceu em casa.

O velório de Preta Gil será aberto ao público, das 9h às 13h.

Comoção e homenagens

O falecimento de Preta Gil gerou uma grande comoção nas redes sociais, com homenagens de colegas de profissão, amigos e fãs. O pai da cantora, o músico Gilberto Gil, foi informado sobre a perda ainda nos Estados Unidos e, segundo pessoas próximas, teve um aumento de pressão ao receber a notícia, sendo acompanhado por médicos.

O filho da artista, Francisco Gil, e amigos próximos, como a atriz Carolina Dieckmann, também estavam com ela em seus últimos momentos.

Carreira e legado

Filha de Gilberto Gil, Preta construiu uma carreira marcada pela autenticidade, carisma e defesa da diversidade. Com um estilo musical que mesclava MPB, samba, pop e axé, ela se destacou também por sua atuação em defesa da autoestima, liberdade de expressão e representatividade. Foi símbolo de luta contra o preconceito, o machismo e a gordofobia, utilizando sua visibilidade para promover inclusão e respeito.

Sua última aparição pública foi durante uma live especial no Dia das Mães, em maio deste ano. Na ocasião, mesmo debilitada, Preta emocionou os fãs com uma mensagem de fé e gratidão: “A vida é o agora. E é por isso que sigo aqui, com fé, com gratidão, com amor.”

Fonte: O Globo

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa