O mês de outubro começa literalmente pegando fogo em Goiás. O calor pode atingir 40 graus hoje nas regiões Norte e Oeste do estado. Nas regiões Sudoeste, Central e Sul, as máximas podem chegar a 37 graus. Já na Região Leste, a temperatura máxima pode chegar a 36 graus. A previsão é do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
A quarta-feira terá sol e calor forte, principalmente nas regiões Norte e Oeste de Goiás. O tempo vai ficar estável com baixa possibilidade de pancadas de chuva . A baixa umidade relativa do ar pode prejudicar a saúde , principalmente de quem tem problemas respiratórios. Goiás permanece em alerta para umidade relativa do ar em declínio no período da tarde e temperaturas máximas elevadas.
Goiânia terá sol , calor e baixa umidade relativa do ar , temperatura máxima podendo chegar aos 3 7 º C e umidade relativa do ar variando entre 1 4 % a 7 0 % . O nascer do sol será às 5h59 , e o pôr do sol, às 18h14h.
O calor hoje pode chegar a 40 graus em Porangatu e Faina e a 37 graus em Araguapaz e Aruanã.
Goiânia também terá sol, calor e baixa umidade do ar, variando entre 14% e 70%. A temperatura máxima pode chegar a 37 graus. O nascer do sol será às 5h59 e o pôr do sol, às 18h134.
Cuidados
As condições adversas do clima levaram a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) a publicar nota técnica no dia 8 deste mês, com orientações para evitar complicações de saúde frente ao período de baixa umidade relativa do ar, com recomendações em cenário de presença de fumaça, cuidados em ambientes escolares e hospitalares, aos profissionais de saúde, e outros espaços coletivos importantes.
“Durante a estiagem, o corpo fica mais suscetível a infecções, alergias e crises respiratórias, além de aumentar a ocorrência de sangramentos nasais e problemas oculares. Por isso, é fundamental que a população esteja informada e adote medidas preventivas simples, como hidratação constante, proteção contra o sol e cuidados especiais com crianças e idosos”, destaca a subsecretária de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim.
A baixa umidade pode causar ressecamento da pele e das mucosas, aumentando a suscetibilidade a alergias, irritações nos olhos, crises de asma, bronquite, infecções respiratórias e sangramentos nasais. Ambientes secos favorecem a sobrevivência de vírus e bactérias por mais tempo, ampliando o risco de doenças.
Recomendações à população
Entre as medidas preventivas que devem ser adotadas:
- Evitar exposição prolongada ao sol, especialmente entre 10h e 16h;
- Hidratar-se com frequência, priorizando água, sucos naturais e água de coco;
- Usar roupas leves, chapéus e protetor solar;
- Manter ambientes internos arejados e, sempre que possível, utilizar umidificador com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água;
- Evitar atividades físicas intensas nos horários mais quentes;
- Redobrar cuidados com crianças, idosos e trabalhadores expostos ao sol;
- Em escolas, deve-se incentivar o consumo de água ao longo do dia, disponibilizando bebedouros ou garrafinhas individuais; oferecer opções como sucos naturais e água de coco, quando possível; deixar os espaços bem ventilados; e promover a conscientização.
Em caso de sintomas como tontura, mal-estar, dificuldade para respirar ou sangramento nasal intenso, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima.
Cabo Senna cobra repúdio contra fala de Mabel que chamou vereadores de “malandrinhos”














