Skip to content

Anápolis elimina o Vila no OBA e decide a Copa Centro-Oeste


Herivelto Nunes Por Herivelto Nunes em 14/05/2026 - 07:58

Anápolis Vila
Jogadores do Anápolis comemoram gol marcado no Vila Nova

A estratégia de mandar a campo um time alternativo para um jogo decisivo na copa Centro-Oeste não deu certo. O Vila Nova acabou sendo elminado nas penalidades para o Anápolis, que vai decidir o título da competição com o Rio Branco do Espírito Santo. No tempo normal, o placar ficou empatado em 1 a 1. O Galo da Comarca saiu na frente depois de uma trapalhada do sistema defensivo do Vila, com gol de Fernando Viana ainda no primeiro tempo. O Vila chegou ao empate na etapa final, com gol assinalado por João Vieira.

Nos pênaltis, o goleiro Ravel, do tricolor anapolino defendeu cobranças de Willian Maranhão e Dudu. Dalberson, goleiro do Vila, defendeu as penalidades cobradas por Fernando Viana e Rafael Costa, mas o time vilanoense ainda desperdiçou uma penalidade chutada para fora por André Luis. Ao contrário das semifinais, a final da copa Centro-Oeste será disputada em jogos de ida e volta, com datas e horários a serem confirmados pela CBF. A equipe campeã garante vaga na 3ª fase da Copa do Brasil em 2027, e se classifica para disputar a final a Copa Verde contra o vencedor da Copa Norte, que pode ser Paysandu ou Nacional do Amazonas.

Será a terceira final que o Anápolis disputa nos últimos três anos. Série D em 2024, Goianão em 2025 e agora a Copa Cetro-Oeste. O tricolor anapolino foi vice nas duas competições anteriores, mas ganhou o título de campeão do interior em 2025, por ter realizado a melhor campanha de um equipe de fora da capital do Estado. Por outro lado, o Vila Nova volta suas atenções integralmente para a série B do campeonato brasileiro e já terá pela frente o Avaí no próximo domingo, às 18:00 hs, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga.

Dragão x Furacão

Dragão x Furacão: jogo que vale R$ 3 milhões
Dragão x Furacão: jogo que vale R$ 3 milhões

A noite desta quinta-feira está reservada para o confronto entre Atlético Goianiense e Athletico-PR, jogo que será realizado às 19:00 hs no estádio Antônio Accioly. O rubro-negro goiano briga por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, precisando de uma vitória simples para avançar na competição. No jogo de ida, Atlético Goianiense e Ahletico do Paraná empataram em 0 a 0 em Curitiba e na partida da volta, esta noite, só a vitória interessa para as duas equipes. Um novo empate leva o jogo para uma decisão através das penalidades. Além de classificar para as oitavas de final da Copa do Brasil, o time vencedor receberá como premiação a quantia de R$ 3 milhões.

O técnido Eduardo Souza deve manter a base do time que venceu o Ceará em Fortaleza por 1 a 0, mas pode ter novidades no meio de campo com as voltas de Cristiano e Igor Henrique. O atacante Bruno José, expulso na partida contra o Ceará, deve ser mantido no time principal, por se tratar de competição diferente. O meia Guilherme Matrques dificilmente terá condições de jogo. O atleta está entregue ao Departamento Médico, em função de uma contusão sofrida no tornozelo. No Furacão, o técnico Odair Hellmann não terá o zagueiro Carlos Teráns, o volante Luiz Gustavo e o meia atacante Bruninho, que foi negociado com o Shakhtar Donetsk.

Tadeu passa por cirurgia

Tadeu passa por cirurgia e não sabe ainda quando volta
Tadeu passa por cirurgia e não sabe ainda quando volta

O goleiro Tadeu, que dificilmente fica fora da equipe titular do Goiás, foi submetido a uma cirurgia na tíbia da perna esquerda no início da noite de ontem (quarta-feira), devendo ficar em recuperação por tempo ainda indeterminado. O clube esmeraldino informou que a cirurgia foi bem sucedida e o goleiro já iniciou o processo de recuperação. Tadeu sofreu fratura no final da partida contra o Cruzeiro, na última terça-feira. No lance, o craque esmeraldino se chocou com o atacante Villarreal, tentou seguir em campo, mas precisou deixar oser substituído.

CURTAS

* O “Moleque Travesso”, sediado na Rua Javari, na Mooca, em São Paulo, aprontou mais uma travessura ao se sagrar campeão da série A2 do campeonato paulista. O Juventus venceu a Ferroviária por 2 a 1, em Araraquara e conquistou o título que confirma sua presença na elite do futebol paulista em 2027.

* O Juventus, que agora é SAF, é comandado por Thiago Carvalho e Luis Gustavo, técnicos goianos que tem se despontado no futebol brasileiro. Foram campeões da Série D do campeonato brasileiro com a Aparecidense em 2021, vice-campeões do campeonato gaúcho com o Caxias em 2023 e agora campeões da série A2 do principal campeonato estadual do Brasil.

* O técnico Guto Ferreira disse após a eliminação da Copa Centro-Oeste para o Anápolis, que a competição serviu muito bem para os propósitos do clube na temporada. Disse ainda que a equipe bobeou na eliminação para o Anápolis.

* A Divisão de Acesso do campeonato goiano terá 10 clubes, com sistema de pontos corridos e jogos de ida e volta, para definir dois clubes (campeão e vice) que garantirão vaga na elite estadual em 2027.

* Os dois últimos colocados serão rebaixados à terceira divisão no ano que vem. Estão confirmados o Goiânia, Goianésia, Rio Verde, Mineiros, Bom Jesus, Tupy de Jussara, Grêmio Anápolis. Morrinhos, Trindade e Crixás, que vai disputar a competição pela primeira vez.

* Faltam quatro dias para a divulgação da lista de jogadores que disputarão a Copa do Mundo nos Estados Unidos/ México e Canadá. O anúncio será feito no Rio de Janeiro, no dia 18 de maio, pelo técnico Carlo Ancelotti, com a grande expectativa girando em torno da convocação ou não do atacante Nilmar, do Santos.

 

Herivelto Nunes

Herivelto Nunes é Jornalista, com Pós Graduação em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching

Pesquisa