Skip to content

Anápolis registra primeira morte por dengue em 2026; cidade investiga outros cinco óbitos

Número de casos sob apuração preocupa autoridades de saúde enquanto Goiás ultrapassa 37 mortes confirmadas pela doença


Por Carlos Nathan Sampaio em 25/05/2026 - 10:05

Dengue anápolis
(Foto: Reprodução)

A cidade de Anápolis confirmou a primeira morte causada por dengue em 2026, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Além do óbito já confirmado, outros cinco casos suspeitos seguem sendo investigados no município.

Se todas as mortes em análise forem relacionadas à dengue, Anápolis poderá se tornar uma das cidades com maior número de vítimas fatais da doença em Goiás neste ano. Atualmente, Goiânia aparece como o município com mais registros, somando 15 mortes confirmadas e outras 19 em investigação. Na sequência estão Inhumas, com cinco confirmações e uma suspeita, e Jataí, que contabiliza três mortes confirmadas e cinco sob análise.

Outras cidades goianas também registraram vítimas da doença em 2026. Rio Verde já confirmou três mortes, enquanto Aparecida de Goiânia e Matrinchã tiveram dois óbitos cada. Também houve registros em Trindade, Cidade de Goiás, Quirinópolis, São Luís de Montes Belos, Águas Lindas de Goiás e Britânia.

Em todo o estado, Goiás já soma 37 mortes confirmadas por dengue e outras 60 em investigação. Nas primeiras 20 semanas de 2026, foram registradas 110.746 notificações da doença, sendo 64.861 casos confirmados.

O cenário coloca Goiás entre os estados mais atingidos pela dengue no país ao lado do Tocantins. A taxa de incidência em território goiano chegou a mil casos para cada 100 mil habitantes.

Ao mesmo tempo, o estado enfrenta aumento nos registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Goiás permanece em situação de emergência desde 15 de abril, após decreto assinado pelo governador Daniel Vilela. Na ocasião, o estado contabilizava cerca de 2,5 mil diagnósticos da síndrome. Dados mais recentes mostram que o número já ultrapassou 4 mil notificações.

Pesquisa