Skip to content

A cadeirada foi no Marçal, mas o golpe foi contra a democracia!


Por RODRIGO ZANI é secretário de Formação Política da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar - UNICAFES. em 16/09/2024 - 14:25

Foto: Reprodução | TV Cultura
Foto: Reprodução | TV Cultura

Está muito evidente que as eleições na cidade de São Paulo estão sendo acompanhadas por todo o País. Boa parte desse mérito se deve ao debates promovidos pelos candidatos. A grande questão é que boa parte da energia gasta pelos candidatos concentra-se em: cadeirada, cheirador, agressor, abusador, suicídio e outras baixarias vis; pouco ou quase nada se discute sobre os problemas reais de uma das cidades mais importantes e complexas do Planeta.

A turma aprendeu a fazer recortes e jogar nas redes sociais para ganhar likes, seguidores e, claro, também monetizar. É a política do circo digital, show de horrores. Mas, afinal de contas quem ganhar com isso? O povo que não! Quem perde? A democracia! Candidatos que estão extremamente focados nos algoritmos da internet e se esquecendo do povo nas ruas.

Chegamos ao mais baixo nível da política brasileira durante debate promovido pela TV Cultura onde o jornalista Datena, ao ser provocado, atingiu o couch goiano Pablo Marçal com uma cadeirada ao vivo. Para muitos, a maioria, virou motivo de memes, piadas e zoeira de internet, pra mim, um duro golpe contra a democracia. Afinal de contas, o que acontece em São Paulo reverbera em todo o País. O exemplo dos candidatos a prefeito de São Paulo é digno de repúdio da sociedade e dos verdadeiros democratas. Política não é isso!

Eu imploro, rogo ao meu São Benedito, que coloque juízo na cabeça dos candidatos e ética na estratégia de marqueteiros. Não vale tudo pelo poder e não se topa tudo por dinheiro. Política é coisa séria! A qualidade de vida de milhões de pessoas depende daquelas pessoas que estavam no debate da TV Cultura protagonizando um dos piores momentos da vida pública brasileira.

É preciso deixar claro: quem enfraquece o verdadeiro debate de ideias e projetos políticos ataca diretamente a democracia. Espero muito que no próximo debate paulistano a sociedade discuta a cidade e não a cadeirada ou qualquer outra coisa de baixo nível. Que a nossa democracia consiga superar esse triste momento!

 

Pesquisa