Seis alunos da Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia, estão construindo um robô para competir no RoboWorld Cup FIRA 2024, que acontecerá de 5 a 9 de agosto de 2024, em São Luís, Maranhão. Eles garantiram a vaga após vencerem a etapa nacional do FIRA Brasil em novembro de 2023.
Os estudantes participarão nas categorias Cliff Hanger e Cabo de Guerra. O robô está sendo desenvolvido nos laboratórios da escola, que conta com impressoras 3D e outros equipamentos modernos.
A equipe, chamada de Rassilianos, é formada por Anna Clara Ferreira Barros, Danielly Khalil, Cauã Rodrigues, Vitor Vinícius, Estevão Santos e Sara Lopes, com idades entre 15 e 19 anos. Anna Clara Ferreira Barros destaca a importância da robótica para o futuro e a acessibilidade da tecnologia.
José Frederico Lyra Netto, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, elogia as Escolas do Futuro por oferecerem formação gratuita e de alta qualidade. Vinícius Seabra, diretor da escola, reforça que os equipamentos de última geração preparam os alunos para os desafios tecnológicos do mercado.
Moisés Cunha, diretor do CETT-UFG, que administra as EFGs, ressalta o potencial de criatividade e realização das Escolas do Futuro, evidenciado pelos campeonatos e pelo aprendizado prático dos estudantes.
Escolas do Futuro
As Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) são unidades de ensino técnico profissionalizante do Governo de Goiás, vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Presentes em cinco cidades, as EFGs oferecem diversos cursos de tecnologia, além de robótica.