Skip to content

Alunos de Goiás constroem robô para disputar Copa do Mundo de Robótica

Seis alunos da EFG Luiz Rassi disputarão RoboWorld Cup FIRA com robô desenvolvido na escola


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 23/07/2024 - 08:15

Alunos da EFG Luiz Rassi, de Aparecida de Goiânia, utilizam laboratórios da unidade para construir robô de competição. Foto: André Bianchi

Seis alunos da Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia, estão construindo um robô para competir no RoboWorld Cup FIRA 2024, que acontecerá de 5 a 9 de agosto de 2024, em São Luís, Maranhão. Eles garantiram a vaga após vencerem a etapa nacional do FIRA Brasil em novembro de 2023.

Os estudantes participarão nas categorias Cliff Hanger e Cabo de Guerra. O robô está sendo desenvolvido nos laboratórios da escola, que conta com impressoras 3D e outros equipamentos modernos.

A equipe, chamada de Rassilianos, é formada por Anna Clara Ferreira Barros, Danielly Khalil, Cauã Rodrigues, Vitor Vinícius, Estevão Santos e Sara Lopes, com idades entre 15 e 19 anos. Anna Clara Ferreira Barros destaca a importância da robótica para o futuro e a acessibilidade da tecnologia.

José Frederico Lyra Netto, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, elogia as Escolas do Futuro por oferecerem formação gratuita e de alta qualidade. Vinícius Seabra, diretor da escola, reforça que os equipamentos de última geração preparam os alunos para os desafios tecnológicos do mercado.

Moisés Cunha, diretor do CETT-UFG, que administra as EFGs, ressalta o potencial de criatividade e realização das Escolas do Futuro, evidenciado pelos campeonatos e pelo aprendizado prático dos estudantes.

Escolas do Futuro

As Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) são unidades de ensino técnico profissionalizante do Governo de Goiás, vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Presentes em cinco cidades, as EFGs oferecem diversos cursos de tecnologia, além de robótica.