Skip to content

Aposentados no Voa Brasil já podem comprar passagens aéreas por até R$ 200 

Programa Voa Brasil facilita acesso de aposentados ao transporte aéreo com valores acessíveis


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 25/07/2024 - 08:24

O GOV.BR lançou nesta quarta-feira (24) o novo serviço público digital Voa Brasil. Nesta primeira fase, o programa foca em aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses, independente da faixa de renda. Segundo o Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor), o Voa Brasil permitirá a compra de bilhetes aéreos com valores de até R$ 200,00 por trecho.

A expectativa do governo federal é que cerca de 1,5 milhão de brasileiros, que ainda não utilizaram o modal aéreo, passem a viajar pelo país. O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, comentou: “O Voa Brasil Aposentados é o primeiro programa de inclusão social da aviação aérea brasileira. Estamos abrindo a possibilidade para que mais brasileiros possam viajar pelo país, fazer turismo ou reencontrar parentes. A inclusão gera emprego e renda, gera desenvolvimento econômico”.

O Voa Brasil não envolve subsídio governamental para a compra de passagens aéreas. As companhias aéreas participantes oferecerão passagens ociosas ao longo dos 12 meses do ano em diferentes rotas. Atualmente, a taxa média de ociosidade das aeronaves, de janeiro a junho, é de 20%.

Para utilizar o Voa Brasil, é necessário ter uma conta de nível Prata ou Ouro no GOV.BR, garantindo segurança para os usuários na utilização dos serviços digitais. O secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas, destacou: “O GOV.BR é focado nos cidadãos, desenvolvido para simplificar a vida das pessoas, que desde o seu lançamento não precisam mais fazer deslocamentos para utilizar um serviço”.

A plataforma GOV.BR conta com mais de 159 milhões de usuários e cerca de 4.300 serviços digitais disponíveis, como Meu SUS Digital, Assinatura Eletrônica GOV.BR, Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito.

Como se cadastrar no GOV.BR

Para se cadastrar no GOV.BR, acesse a loja do seu dispositivo e faça o download do aplicativo ou utilize um computador. Digite seu CPF e clique em “continuar” para criar ou alterar sua conta. No primeiro acesso, preencha um formulário simples que pode ser validado na Receita Federal ou no INSS, obtendo o nível bronze.

Para aumentar a segurança da conta, utilize o aplicativo, que oferece opções para subir de nível. Para o nível Prata, é necessário fazer biometria facial com a CNH, ser servidor público federal, ou fazer o login pelo banco, caso a instituição financeira seja uma das 14 credenciadas. Para a conta Ouro, faça o reconhecimento facial com dados da Justiça Eleitoral, QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN), ou um certificado digital compatível com a ICP-Brasil.

Este programa busca promover a inclusão digital e facilitar o acesso de aposentados aos serviços de transporte aéreo, ampliando suas possibilidades de viagem e interação social.

Por Agência Gov | Via MGI

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa