skip to Main Content

As apostas de Rogério para reverter a alta rejeição


Domingos Ketelbey Por Domingos Ketelbey em 28/04/2024 - 00:00

DOMINGOS

O prefeito Rogério Cruz, que trocou o Republicanos pelo Solidariedade e enfrenta alta rejeiçãonas pesquisas de intenção de voto, recorreu ao estrategista político Paulo Moura para tentar reverter o cenário atual, que lhe impõe a derrota. Dono de campanhas vitoriosas e um currículo cheio de partidos e políticos com trajetórias consolidadas na vida política, o ex-republicano viu que o marqueteiro usava uma roupa que lhe vestia.

Para reverter o cenário, Paulo Moura reforça que pesquisa não “é sentença”, e neste momento, ajuda a projetar os passos que a campanha conduzirá, por isso, vai colocar sua equipe de inteligência para trabalhar e desenvolver um levantamento qualitativo que mostre por que a rejeição de Rogério Cruz chegou a ultrapassar os 60% de acordo com alguns institutos.

Paulo também garante que pelo menos 40% dos eleitores goianienses ainda estão na dúvida em quem votar e vai apostar no convencimento desse nicho do eleitorado para trazê-los ao lado. Rogério aposta na entrega de obras para tentar uma reviravolta em outubro. Entre uma e outra, pretende emplacar a mensagem que foi o prefeito que entregou o BRT. Diz que a operação terá início em agosto: pelo menos do trecho de 18 km entre o Terminal Isidória ao Terminal Recanto do Bosque. O prefeito corre contra o tempo.

Pudesse voltarno tempo, aliados remanescentes avaliam que Rogério Cruz, ao ter sido colocado na principal cadeira administrativa de Goiânia, situada no Paço Municipal, decorrente do falecimento do eleito Maguito Vilela, deveria ter trocado o Republicanos pelo MDB. O rompimento com o grupo do hoje vice-governador Daniel Vilela também poderia ter sido evitado.

Três anos e meio depois, é fácilfalar o que deveria ounão ter sido feito. Certo é que a peregrinação de Cruz para tentar um último suspiro à reeleição tem prazo e matemática: convencer 40% do eleitorado será uma tarefahercúlea. Hoje,não seria exagero dizer que Rogério e Paulo terão de esperar por um milagre.

IRREVERSÍVEL> Aodefinir os publicitários RenatoMonteiro e Ursulla Cabralcomo coordenadores de marketing para a précampanha, o senador Vanderlan Cardoso deu sinaisclaros de que sua précandidatura à Prefeitura deGoiânia é umcaminho sem volta,como havia apontado a edição passada desta coluna.
IRREVERSÍVEL> Ao definir os publicitários Renato Monteiro e Ursulla Cabral como coordenadores de marketing para a pré-campanha, o senador Vanderlan Cardoso deu sinais claros de que sua pré-candidatura à Prefeitura de Goiânia é um caminho sem volta, como havia apontado a edição passada desta coluna.

‘Quem mais’?
Ao sairem defesa de Rogério Cruz, um aliado de primeira hora do prefeito, indagou: “Qual prefeito mais entregou obra sem Goiânia? Olha o que o Rogério tem feito em todos os cantos de Goiânia. Obras de drenagem, principais vias de Goiânia com asfaltamento novo, calendáriocultural com atividades durante todo o ano. Ele a inda será o prefeitoque vai entregar o BRT”, destacou à coluna.

O prazo não bate…

Há ajustes tecnológicos e operacionais nas plataformas do trecho 2 do BRT. A coluna apurou que o Redemob Consórcio pede seis meses para que tudo esteja pronto até o início da operação. Se a Prefeitura entregasse a obra hoje, a operação deveria começar apenas no final de outubro.

Avaliação

A alta rejeição é de pessoas que ainda não definiram e negam discutir o atual processo políticono momento. 70% de pessoas estão assim. Historicamente, os eleitores definem em quem vão votar apenas a partir de agosto ou setembro”, avalia à coluna o secretário de Governo, Jovair Arantes (Republicanos).

Caminho sem volta
Renato Monteiro e Ursulla Cabral também vão coordenar a pré-campanha de Izaura Cardoso, em Senador Canedo, em mais um indicativo de que o projeto da suplente de senadora na cidade da Região Metropolitana é um caminho sem volta.

Sob controle
Onúcleo de Vanderlan não vê problemas nos mesmos profissionais tocarem as campanhas em Goiânia e Senador Canedo. “A parte mais difícil é agora nessa fase inicial, na qual vão gerartodos os diagnósticos e traçartodas as estratégias. Depois, é só fazer os acompanhamentos e os ajustes necessários”, pontua Leandro Arantes à coluna, que comanda a comunicação do senador.

“Direto com o povo”
OdeputadofederalGustavoGayer(PL) definiu que não usará em sua estrutura de campanha, a figurado coordenador de marketing. “O próprio Gustavo Gayer conduzirá os caminhos de sua campanha. Ele fará diretamente com o povo, sem a necessidade de um marketeiro. Ele nunca fez uso dessa ferramenta e não o fará agora”, disse um aliado.

Aparecida, polarizada
Oprefeito de Aparecida, VilmarMariano, e o deputado federal Professor Alcides caminham para serem os únicos candidatos à Cidade Administrativa. Ambos já definiram os responsáveis pelo marketing de seus projetos: o primeiro contratou Jorcelino Braga, que já o auxiliavana gestão. O segundo,recorreu ao experimentado Marcelo Vitorino, que coordenou a campanha de Wilder Morais, ao Senado.

Retaguarda feminina
O pré-candidato à Prefeitura de Goiânia, Fábio Tokarski (PCdoB), anunciou durante o lançamento do
Movimento Goiânia 100 Anos, a jornalista J. Lee Aguiar como coordenadora do marketing nos trabalhos da pré-campanha. Ela tem 28 anos e até o momento é a única mulher a liderar um projeto de comunicação ao Paço.

Muito além da cota
J. Lee Aguiar, que atua há dois meses na coordenação de marketing de Fábio, destaca que sua equipe é composta majoritariamente por mulheres: apenas 1 homem, entre outras cinco mulheres. Para além
disso,reforça que sua principal missão frente à campanha é contribuir com o debate focado nos problemas da cidade.

Movimento Goiânia 100 Anos
Uma das suas sugestões já foi aplicada por Fábio Tokarskina última quinta-feira (25) com o lançamento do Movimento Goiânia 100 Anos, no entro de Goiânia. O objetivo é estimular o debate em torno da solução para infraestrutura, mobilidade,novas tecnologias e a cidade como um todo. “Queremos um debate que vá além de especulações sobre quem será vice de quem”, provoca.

Suprapartidário
O lançamento do movimento contou com a presença da précandidata à Prefeitura, Adriana Accorsi (PT), e de outras lideranças petistas e também com nomes de outras agremiações. Presidente do PSB Metropolitano, o ex-deputado estadual Vinicius Cerqueira esteve presente representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto.

Hierarquia
O deputado estadual Eduardo Prado (PL) avisa que se Gustavo Gayer (PL),não for o candidato à Prefeitura de Goiânia, ele está pronto para assumir a missão.“Tenho base, sendo o vereador e deputado mais bem votadona capital. Acima de tudo, amor pela cidade”, pontua.

“Nada sei”
Questionado sobre a possibilidade de Fred Rodrigues encabeçar a chapa em uma eventual desistência, Prado explica: “Isso não foi passado pela executiva do partido, da qual sou vicepresidente. O Fred é um grande amigo, mas até o momento ele compõe a chapa de vereadores”.

Acordo
O bloco liderado por Bruno Peixoto, composto por PDR, Avante e Agir fechou aliança com Sandro Mabel (UB) e deverá indicar a vice na chapa apoiada por Ronaldo Caiado (UB) em Goiânia. O PSB aguarda outras articulações para anunciar o apoio.

1 Caiado…
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) reuniu o secretariado para avaliação da gestão

2 comemora…
Ele comemorou os bons índices que sua gestão vem apresentando por meio de pesquisas

3 e aconselha.
“Para desvio de comportamento, não existe segunda chance”, destacou Caiado.