skip to Main Content

Bombeiros goianos resgatam primeiras vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

As equipes, que partiram de Goiânia na última sexta-feira (03), com seis viaturas


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 05/05/2024 - 17:54

Equipe de bombeiros que saiu de Goiânia na sexta-feira chegou na madrugada deste domingo no Rio Grande do Sul e atua no município de São Leopoldo (Foto: Divulgação - Corpo de Bombeiros de Goiás)
Equipe de bombeiros que saiu de Goiânia na sexta-feira chegou na madrugada deste domingo no Rio Grande do Sul e atua no município de São Leopoldo (Foto: Divulgação - Corpo de Bombeiros de Goiás)

Atuando desde as primeiras horas de domingo (05), a equipe de 21 bombeiros militares de Goiás, enviada em missão de auxílio ao Rio Grande do Sul, já apresentou os primeiros resultados. Três pessoas e três cachorros foram resgatados com sucesso no Rio do Sino, em São Leopoldo, uma das áreas mais atingidas pelas enchentes no estado.

As equipes, que partiram de Goiânia na última sexta-feira (03), com seis viaturas, quatro cães de salvamento e quatro embarcações, chegaram a Porto Alegre às 4h da manhã de domingo e seguiram imediatamente para São Leopoldo, município a 40 km da capital gaúcha.

Segundo o Tenente Coronel Marcus Vinicius Borges Silva, líder da equipe goiana, o foco inicial dos trabalhos será em áreas serranas, onde há a possibilidade de pessoas soterradas. “Mais do que uma missão militar, é uma ação de solidariedade e devoção, ajudando quem mais precisa neste momento difícil”, ressalta o oficial.

A mobilização das equipes de Goiás foi determinada pelo Governador Ronaldo Caiado na quinta-feira (02), como parte dos esforços nacionais de apoio ao Rio Grande do Sul, que enfrenta uma situação de emergência devido às fortes chuvas. “É momento de união nacional para auxiliarmos nossos irmãos gaúchos”, afirmou Caiado em vídeo publicado nas redes sociais.

Composto por 21 militares, quatro cães treinados para salvamento e quatro embarcações especializadas, o grupo de Goiás está preparado para atuar por até 10 dias no Rio Grande do Sul. Uma equipe extra permanecerá de prontidão em Goiânia para atender a eventuais necessidades.

De acordo com a Defesa Civil gaúcha, 235 municípios foram afetados pelas chuvas, deixando mais de 23 mil pessoas desalojadas. Até o momento, os temporais já causaram 75 mortes e 103 pessoas estão desaparecidas.