Skip to content

Caiado empata tecnicamente com Lula no 2º turno, aponta BTG/Nexus

Ex-governador de Goiás registra 42% contra 45% do presidente; diferença está dentro da margem de erro


Domingos Ketelbey Por Domingos Ketelbey em 17/08/2026 - 08:15

Caiado domina repercussão nacional após convenção do PSD veja o que os principais jornais disseram do exgovernador de Goiás
Caiado (Foto: Divulgação)

O ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD) aparece em empate técnico com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma eventual disputa de segundo turno pela Presidência da República. Pesquisa BTG/Nexus divulgada nesta segunda-feira (17) mostra Lula com 45% das intenções de voto e Caiado com 42%.

A diferença de três pontos percentuais está dentro do intervalo da margem de erro, de dois pontos para mais ou para menos. Outros 11% afirmaram que votariam em branco, anulariam ou não escolheriam nenhum dos dois candidatos. Não souberam ou não responderam 2%.

O desempenho no confronto direto, contudo, contrasta com o cenário de primeiro turno. Na pesquisa estimulada, Caiado aparece com 5% das intenções de voto, atrás de Lula, que lidera com 41%, e do senador Flávio Bolsonaro (PL), com 36%. Renan Santos (Missão) e Romeu Zema (Novo) têm 4% cada.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Lula registra 38%, Flávio Bolsonaro, 29%, e Caiado, 2%. Renan Santos aparece com 3% e Zema, com 1%.

Entre os adversários testados contra Lula no segundo turno, Caiado está entre os mais competitivos. O presidente também aparece em empate técnico com Flávio Bolsonaro, por 47% a 44%. Contra Zema, Lula marca 46% a 41%. Já diante de Renan Santos, a vantagem aumenta: 47% a 36%.

O levantamento ouviu 2.003 eleitores entre sexta-feira (14) e domingo (16), por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pelo BTG Pactual e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-03317/2026.

Pesquisa