O governador Ronaldo Caiado deu início à Missão Índia nesta segunda-feira (10/2) com uma agenda voltada para tecnologia, inovação, inteligência artificial e combustíveis renováveis. Logo após desembarcar no país asiático, Caiado participou de uma audiência com o ministro de Comércio e Indústria da Índia, Jitin Prasada, onde formalizou a intenção de firmar parcerias para intercâmbio de experiências entre os dois governos.
A reunião, que durou mais de uma hora, resultou na designação de três servidores indianos para acompanhar as tratativas junto ao Governo de Goiás. “Foi uma reunião extremamente produtiva”, avaliou o governador.
Durante o encontro, a comitiva goiana teve acesso a detalhes sobre os avanços da Índia na produção de biocombustíveis, em especial o etanol derivado de resíduos de arroz, visto que o país não possui reservas de petróleo. Caiado destacou o potencial de Goiás nessa área e apresentou as iniciativas do estado na produção de biometano.
Outro tema debatido foi a estrutura do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) indiano e os mecanismos de microcrédito adotados pelo país. Caiado também ressaltou a tecnologia aplicada na saúde na Índia, que permite monitoramento por celular de quase 1 bilhão de pessoas.
A Missão Índia segue até 21 de fevereiro e tem como objetivo fortalecer relações comerciais e atrair investimentos para Goiás. Na primeira semana, estão previstas cerca de 20 reuniões oficiais, incluindo encontros com os ministros Shri Shivraj Singh Chouhan (Agricultura) e Shri S. P. Singh Baghel (Pecuária), além da participação no Painel de Lideranças da India Energy Week 2025 e na rede de negócios da Federação Indiana de Exportação e Indústria (FIEO).