Entre os dias 27 de agosto e 3 de setembro, candidatas e candidatos a prefeito de 19 municípios goianos assinaram uma carta de compromisso elaborada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO). A carta, intitulada Eu me Comprometo com a Primeira Infância, contém 25 compromissos voltados à implementação de políticas públicas para o desenvolvimento integral de crianças na primeira infância (0 a 6 anos).
O documento aborda aspectos essenciais como acesso à saúde para gestantes e crianças, educação de qualidade, transporte escolar e alimentação adequada. Esta iniciativa faz parte do Comitê Goiano do Pacto Nacional pela Primeira Infância, coordenado pelo MPGO em parceria com instituições como o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), a Defensoria Pública, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o Ministério Público de Contas junto ao TCM e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO).
A ação foi proposta pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPGO, em colaboração com as Áreas da Infância e Juventude e da Educação do Centro de Apoio Operacional e a Coordenadoria Estadual de Apoio aos Promotores Eleitorais. Os promotores de Justiça foram instruídos a organizar eventos para coletar as assinaturas, acompanhados de uma apresentação sobre a importância das políticas para a primeira infância.
Os eventos de assinatura resultaram na adesão dos candidatos de oito comarcas, abrangendo os seguintes municípios: Formosa, Cabeceiras, Inhumas, Damolândia, Jataí, Perolândia, Senador Canedo, Caldas Novas, Rio Verde, Santo Antônio da Barra, Pires do Rio, Urutaí, Planaltina, Água Fria, Itapuranga, Guaraíta, Heitoraí, Morro Agudo de Goiás e Uruana.