A Cidade de Goiás vai usar a comemoração dos 300 anos, em 2027, para tirar do papel uma frente de obras e ações de valorização histórica. A agenda oficial do programa Goiás 300 anos será lançada nesta quarta-feira (27), às 9h, na sede do Iphan, em Goiânia, com a apresentação de projetos estruturantes, iniciativas culturais e medidas voltadas à preservação da antiga capital.
Entre as principais ações previstas estão a construção de um portal de entrada da cidade, a instalação de um obelisco comemorativo, projetos de revitalização urbana e a despoluição do Rio Vermelho. A Prefeitura trata o conjunto de intervenções como legado do tricentenário.
A medida mais sensível é a parceria com a Saneago para retirar os esgotos lançados no Rio Vermelho até 2027. A despoluição é vista pela gestão municipal como uma ação estratégica tanto para a preservação ambiental quanto para a valorização da paisagem urbana e do turismo.
“Queremos que os 300 anos deixem legados concretos para Goiás. A despoluição do Rio Vermelho é uma dessas prioridades, assim como ações de preservação da memória, valorização cultural e fortalecimento do turismo”, afirma o prefeito Aderson Gouvea.
A programação do tricentenário também deve incorporar eventos tradicionais da cidade, como o Carnaval, a Procissão do Fogaréu e o Fica, Festival Internacional de Cinema Ambiental. A ideia da Prefeitura é fazer de 2027 um ano inteiro de ações comemorativas, e não apenas uma data isolada no calendário.
“O ano de 2027 será inteiramente pensado de forma celebrativa pelos 300 anos da Cidade de Goiás. Queremos envolver toda a programação cultural e os grandes eventos que já fazem parte da nossa identidade”, diz Aderson.
Além das obras, a gestão prepara iniciativas de memória, como um livro iconográfico e uma coletânea de fotografias sobre a história do município. A Prefeitura também pretende defender, junto ao Governo de Goiás e à Assembleia Legislativa, uma pauta de reparação histórica pelos impactos da transferência da capital estadual para Goiânia, em 1937.
O lançamento no Iphan tem peso simbólico. A Cidade de Goiás é tombada como patrimônio nacional e reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade. O evento terá participação de autoridades estaduais, municipais e representantes de instituições ligadas ao patrimônio histórico e cultural, entre eles o superintendente do Iphan Goiás, Gilvane Felipe. A cerimônia contará com apresentação dos Seresteiros de Vila Boa, exibição de vídeo institucional sobre o tricentenário, pronunciamentos, coletiva de imprensa e ambientação com referências à cultura vilaboense.














