Skip to content

Com 90% das urnas apuradas, Daniel Vilela é reeleito em primeiro turno

Apoiado por Caiado e pela maioria dos prefeitos, emedebista conquista mandato próprio e mantém grupo político no comando de Goiás


Domingos Ketelbey Por Domingos Ketelbey em 04/10/2026 - 19:48

Daniel Vilela atribui vitória a Caiado e promete seguir legado de Maguito
Daniel Vilela foi reeleito governador em Goiás (Foto: Divulgação)

O governador Daniel Vilela (MDB) foi reeleito neste domingo (4), em primeiro turno, com cerca de 90% das urnas apuradas em Goiás. Na atualização que confirmou a eleição matematicamente definida, o emedebista somava 1.920.907 votos, equivalentes a 58,82% dos válidos. A contagem prossegue, mas os votos restantes já não alteram o desfecho.

O senador Wilder Morais (PL) aparecia em segundo lugar, com 22,25%, seguido pelo ex-deputado estadual Luis César Bueno (PT), com 9,74%, e pelo ex-governador Marconi Perillo (PSDB), com 8,82%. Luciana Amorim (UP) tinha 0,33%, e Danilo da Silva (PCO), 0,03%.

O resultado dá a Daniel um mandato próprio depois de assumir o Executivo com a saída de Ronaldo Caiado (PSD) para disputar a Presidência. Também consolida uma aliança entre antigos adversários: derrotado por Caiado na eleição de 2018, o emedebista foi eleito vice em 2022 e chegou à disputa deste ano como candidato à continuidade do grupo.

A força dos prefeitos

Daniel construiu a candidatura com uma vantagem que antecedeu a campanha de rua. Chegou à convenção com o apoio de 227 dos 246 prefeitos goianos, uma coligação de 12 partidos e o maior tempo de propaganda no rádio e na televisão.

Essa estrutura permitiu distribuir a mobilização pelo interior e reunir lideranças de diferentes partidos em torno da mesma candidatura. Para os adversários, o desafio era enfrentar um governador que, além de ocupar o cargo, tinha ao seu lado a maioria dos gestores municipais.

A amplitude da aliança também deixa uma tarefa para o próximo mandato. O apoio eleitoral reúne partidos e lideranças com interesses distintos, que agora passam a disputar participação e prioridades na administração. A vitória resolve a sucessão, mas a acomodação dessa base continuará na agenda do governador.

Continuidade nas urnas

Caiado participou diretamente da campanha e dividiu agendas com o sucessor até a reta final. A associação entre os dois sustentou o argumento de que votar em Daniel significava preservar o projeto administrativo iniciado pelo ex-governador.

Na sexta-feira (2), ambos participaram de uma caminhada pela Região da 44, em Goiânia, ao lado de Gracinha Caiado, candidata ao Senado. Na ocasião, Daniel pediu apoio para “que, no domingo, a gente possa escolher que Goiás continue seguindo em frente”.

A confirmação no primeiro turno encerra a tentativa dos adversários de levar a disputa para uma segunda rodada. Wilder ocupa a segunda posição na parcial, enquanto Marconi, que buscava voltar ao Palácio das Esmeraldas, aparece atrás de Luis César.

Para Daniel, a próxima etapa será conduzir a passagem do governo herdado de Caiado para a gestão respaldada por sua própria votação. A composição da Assembleia Legislativa e o resultado dos aliados no Senado vão completar o quadro político com o qual o governador trabalhará no novo mandato.

Pesquisa
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…