Skip to content

Goiás atinge muito alto desenvolvimento humano, aponta Radar IDHM 2024

Estado alcançou 0,815 no indicador que mede qualidade de vida da população, ingressando no grupo de muito alto desenvolvimento humano


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 27/05/2026 - 15:48

Goiás atinge muito alto desenvolvimento humano, aponta Radar IDHM 2024
Goiás atinge muito alto desenvolvimento humano, aponta Radar IDHM 2024 / Foto: SECOM

Goiás alcançou o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,815 em 2024.
O resultado coloca o estado na faixa de muito alto desenvolvimento humano.
Os dados são do Radar IDHM 2024, publicação do PNUD em parceria com a FJP e o IBGE.

Entre 2021 e 2024, Goiás avançou 7,9% no índice.
O salto foi de 0,755 para 0,815.
Em 2012, o IDHM goiano era de 0,744.

Goiás ocupa a 7ª posição no ranking nacional.
No Centro-Oeste, o estado fica atrás apenas do Distrito Federal.
Goiás supera Minas Gerais e Espírito Santo no indicador geral.

Educação puxa o desempenho de Goiás

A Educação é o principal destaque do estado.
Goiás alcançou 0,821 nessa dimensão, o 4º melhor resultado do Brasil.
A média nacional é de 0,798.

O estado saiu de 0,693 em 2012 para 0,821 em 2024.
Esse foi o melhor desempenho do período analisado.
Políticas como escola em tempo integral e Bolsa Estudo contribuíram para o resultado.

Renda e longevidade também avançam

Na dimensão Renda, Goiás alcançou 0,763 em 2024.
O índice considera a renda domiciliar per capita e o poder de consumo da população.

Na dimensão Longevidade, o estado registrou 0,863.
O indicador também está na faixa de muito alto desenvolvimento humano.

Goiás se destaca na redução das desigualdades raciais.
O estado tem a 2ª menor diferença do país entre população branca e negra.
A diferença é de apenas 0,022 ponto.

Região Metropolitana de Goiânia também cresce

A Região Metropolitana de Goiânia saltou de 0,769 em 2021 para 0,834 em 2024.
O avanço foi de 8,4%.
A região consolidou a faixa de muito alto desenvolvimento humano.

O levantamento aponta melhorias sólidas nos indicadores sociais e econômicos.
O estudo alerta, no entanto, para a necessidade de reduzir desigualdades internas.

Brasil entra pela primeira vez no grupo de muito alto desenvolvimento

O Brasil atingiu IDHM de 0,805 em 2024.
O país ingressou, pela primeira vez, no grupo de nações com muito alto desenvolvimento humano.

Após quedas severas em 2020 e 2021, o país mostrou forte recuperação.
O índice subiu de 0,788 em 2022 para 0,798 em 2023.
Em 2024, rompeu a barreira do desenvolvimento muito alto.

Desigualdades raciais diminuem no país

A população negra cresceu quase duas vezes mais que a branca entre 2012 e 2024.
O avanço foi de 10,3% contra 5,5%.
A distância entre os dois grupos caiu de 14% para 9%.

O governador Daniel Vilela celebrou os resultados.
“Goiás vive hoje um ciclo de desenvolvimento, com equilíbrio fiscal e políticas públicas que chegam às pessoas”, afirmou.

Ranking nacional e regional

Dez unidades da federação alcançaram o patamar de muito alto desenvolvimento humano em 2024.
Lideram o ranking: Distrito Federal (0,866), São Paulo (0,838) e Santa Catarina (0,833).

Todas as 20 regiões metropolitanas analisadas cresceram entre 2012 e 2024.
Florianópolis (0,874) e Curitiba (0,856) registraram os melhores resultados.
Macapá (0,762) e Maceió (0,776) aparecem com os menores índices.

LEIA MAIS:

Museus de Goiás abrem programação especial com arte, memória e sessões raras em VHS

Quem cuida de quem cuida? Aulão gratuito abre debate sobre a exaustão invisível das mulheres

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa