skip to Main Content

Goiás conquista 71 medalhas nas Paralimpíadas Escolares

Delegação goiana leva 131 integrantes para competição em São Paulo, com apoio logístico e material esportivo do Governo de Goiás e alcança sexta posição no ranking


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 05/12/2023 - 12:19

Atletas de Goiás conquistaram medalhas em sete modalidades diferentes dos jogos, disputados em São Paulo

Goiás fez mais uma boa participação nas Paralimpíadas Escolares, realizadas na última semana em São Paulo. Com a maior delegação em sua história na competição, com 131 componentes, sendo 78 atletas, o time goiano conquistou 71 medalhas em sete modalidades diferentes. Goiás fechou a participação com a sexta posição no ranking geral de pontuação.

A delegação contou com o apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, que disponibilizou transporte para a viagem, além de todo o suporte de coordenação e materiais esportivos para a competição.

“De 2019 para cá, o Estado vem sempre atingindo bons números nas Paralimpíadas Escolares. Isto fortalece e desenvolve o paradesporto goiano e também é fruto do trabalho que vem sendo realizado pelo Governo de Goiás. Reflete no esporte de alto rendimento, mas principalmente na qualidade de vida e valorização das nossas crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência”, ressaltou o secretário de Esporte e Lazer, Edson Sales.

Uma das conquistas de destaque para Goiás nas Paralimpíadas Escolares foi a medalha de prata inédita no vôlei sentado. Após uma campanha invicta na primeira fase, o time goiano chegou à decisão contra São Paulo e ficou com o segundo lugar. Formada por alunos do Centro de Excelência do Esporte, a equipe realiza seus treinos no local.

Um dos medalhistas de prata da equipe é Marciel Rodrigues. O atleta de 17 anos iniciou no paradesporto com a natação, modalidade pela qual disputou a fase regional das Paralimpíadas Escolares, mas descobriu no vôlei sentado uma nova paixão. “Foi muito empolgante participar desta conquista. Goiás nunca tinha chegado nesta final no vôlei sentado e fazer parte disso é muito emocionante, junto com toda a equipe. Agora é focar no progresso mais ainda”, destacou.

Outra modalidade coletiva que contou com presença goiana no pódio foi o futebol de cegos, que rendeu a medalha de bronze. O time goiano também trouxe medalhas nas disputas da natação, atletismo, tênis de mesa, judô e bocha.