skip to Main Content

Goiás registra crescimento de 38% na abertura de empresas, em abril


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 04/05/2024 - 10:23

Anápolis é uma das cidades que puxam aumento em Goiás (Foto: Divulgação)

De acordo com dados da Junta Comercial do Estado (Juceg), 3.596 novos negócios foram formalizados no durante o mês de abril em Goiás, o que significa, um aumento de 38% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando 2.604 empresas foram registradas.

O resultado positivo é ainda mais significativo quando se observa a curva de crescimento contínuo ao longo dos quatro primeiros meses de 2024. Comparado a janeiro, o aumento na abertura de empresas em abril chega a 14%.

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil), atribui o desempenho positivo à força da economia goiana e às ações do governo para desburocratizar o processo de abertura de empresas. “Esses resultados comprovam a pujança do nosso estado e a importância das iniciativas que facilitam a vida dos empreendedores”, destaca o governador.

O presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, também comemora os números e reforça a expectativa de um novo recorde anual. “Os dados demonstram a confiança no futuro da economia goiana e nos incentivam a continuar trabalhando para desburocratizar ainda mais os processos”, afirma Siqueira.

Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis lideram o ranking dos municípios com maior número de empresas em Goiás. As atividades que mais se destacaram na abertura de novos negócios foram:

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo;
  • Promoção de vendas;
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial;
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo;
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica.

Goiás lidera abertura de empresas na região Centro-Oeste

De acordo com o ranking da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), Goiás se consolida como o estado com maior número de empresas abertas em abril, entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Ceará, com 2.996 novas constituições, e Mato Grosso, com 2.434, ocupam a segunda e terceira posições, respectivamente. Outro ponto positivo para o estado é o tempo médio de abertura de empresas, que em Goiás é de 20 horas, enquanto a média nacional se encontra em 28 horas.