Pelo quinto ano consecutivo, a Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP) de Goiás bateu recorde de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio para privados de liberdade (Enem PPL). Em 2024, 3.184 reeducandos se inscreveram voluntariamente para o exame, um crescimento significativo de 27% em relação a 2023, quando foram registrados 2.507 inscritos. Comparado a 2019, um crescimento de 577,4%, resultado reflete o impacto da educação nas unidades prisionais.
As provas do Enem PPL ocorrerão nos dias 10 e 11 de dezembro, dentro das unidades prisionais de Goiás, e serão aplicadas em dois dias: no primeiro, serão avaliados os conteúdos de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia, as provas abordam Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias. A participação no exame oferece aos reeducandos a possibilidade de ingressar no Ensino Superior através de programas como Sisu, ProUni e Fies, além de contribuir para o avanço da escolaridade dentro do sistema prisional.
A iniciativa de aumentar a participação dos privados de liberdade no Enem é uma estratégia de ressocialização e inclusão educacional, promovida pela Gerência de Educação, Módulo de Respeito e Patronato, que faz parte da Superintendência de Reintegração Social e Cidadania (Supresc) da Polícia Penal. Desde 2019, essa política tem mostrado resultados positivos, com um aumento contínuo no número de inscritos, reforçando o compromisso com a educação e a reintegração social dos reeducandos.