Uma operação da Polícia Militar de Goiás (PMGO) resultou na apreensão de 30 quilos de drogas e na prisão de dois suspeitos de tráfico no setor Pontal Sul, em Aparecida de Goiânia. A ação contou com o apoio do programa “IA Contra o Crime”, ferramenta de inteligência artificial lançada pelo Governo de Goiás em janeiro deste ano para monitoramento em tempo real.
De acordo com a corporação, a equipe recebeu denúncia de que um homem estaria circulando em uma VW Saveiro branca, utilizada para abastecer pontos de venda de drogas na região. Com as informações, policiais das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam) realizaram buscas no sistema de IA, que identificou veículos com as mesmas características em circulação na área.
Segundo o comandante da Rotam, tenente-coronel Brayan Stive, um dos automóveis chamou a atenção por coincidir com os dados da denúncia. “Ao consultar a placa, verificamos que o nome do proprietário correspondia ao informado. O veículo foi cadastrado no sistema, que passou a emitir alertas para acompanhamento em tempo real”, explicou.

A abordagem foi feita de forma estratégica. Dentro da Saveiro, os policiais encontraram porções de cocaína, maconha e skank , maconha com alta concentração de THC, principal substância psicoativa da droga. Na sequência, os militares seguiram até a residência do suspeito, onde localizaram mais entorpecentes.
Durante o desdobramento da operação, a equipe identificou ainda um caminhão que armazenava o restante da carga ilícita. No total, foram apreendidos 30 quilos de drogas. Os dois motoristas, responsáveis pela Saveiro e pelo caminhão, foram presos em flagrante.
Para o comandante da Rotam, o caso evidencia a importância das denúncias anônimas e do uso de tecnologia no enfrentamento ao crime organizado. “Mesmo com informações menos detalhadas, a inteligência artificial amplia a capacidade de resposta das forças de segurança e fortalece o combate ao tráfico”, afirmou.















