Suspeito confessou os atos e disse ser contrário à Igreja Católica; ele foi localizado em Morrinhos após fugir em um Chevrolet Zafira
Três igrejas católicas foram vandalizadas na madrugada de domingo (18) em Caldas Novas, no sul de Goiás. Os ataques atingiram a Paróquia Divino Pai Eterno e as capelas São Lucas e Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Uma imagem de Nossa Senhora Aparecida também foi danificada.
Um homem foi preso suspeito de praticar os atos. Ele foi localizado no mesmo dia, em Morrinhos, cidade a cerca de 58 quilômetros de Caldas Novas. A prisão foi feita por equipes da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) e do serviço de inteligência do 36º Batalhão.
Os danos registrados
Na Paróquia Divino Pai Eterno, os vitrais e uma imagem de Nossa Senhora Aparecida foram avariados. Já na Capela São Lucas, no bairro Bandeirantes, o suspeito quebrou a porta de vidro e a porta de acesso ao salão anexo.

Na Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no bairro Mansões Águas Quentes, foram danificados o vidro da entrada principal e algumas janelas. A Paróquia Nossa Senhora das Dores, responsável pelas duas capelas, publicou um comunicado nas redes sociais em que manifestou “profunda tristeza e consternação” pelos ataques.
A fuga e a prisão
Após os ataques, o homem fugiu em um carro Chevrolet Zafira em direção a Morrinhos. Os policiais localizaram o veículo na região central da cidade. Segundo a Polícia Militar, o motorista tentou fugir ao perceber a presença dos policiais, mas foi acompanhado e abordado.
Durante a abordagem, ele confessou ter praticado os atos de vandalismo. O carro usado por ele foi apreendido. Em seguida, o suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Caldas Novas.
A confissão e as motivações
De acordo com o capitão Dênio, comandante da CPE, o suspeito estava sob efeito de álcool e substâncias psicoativas. Ele afirmou à polícia que praticou os danos por ser contrário à Igreja Católica, que, segundo ele, “adora santos” e estaria “invertida”.
Em uma gravação feita pelos policiais, o homem disse ter pesquisado os locais pelo celular antes de seguir até eles. Ele também afirmou não saber quantas igrejas e escolas havia atingido. “Nesse surto aí, não sei diferenciar essas coisas”, declarou. O suspeito relatou ter consumido bebida alcoólica, fazer uso de maconha e tomar Venvanse.
Investigação
A Polícia Civil apura se ele também atingiu outros locais, incluindo escolas. O valor dos prejuízos causados às instituições religiosas ainda não foi divulgado. A Paróquia Nossa Senhora das Dores levantou a hipótese de que as ações pudessem ter sido “orquestradas”. Já a Paróquia Divino Pai Eterno agradeceu a atuação da PMGO e das autoridades pela rápida resposta ao caso.
LEIA MAIS:
Flávio admite encontro com Vorcaro após prisão e diz que foi encerrar aporte a filme de Bolsonaro













