Skip to content

Jantar cedo ou tarde: o que realmente impacta sua saúde?

Estudo revela que jantar entre 17h e 19h melhora a digestão, a qualidade do sono e ajuda no controle de peso


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 04/10/2024 - 12:05

Foto: KamranAydinov | Freepik
Foto: KamranAydinov | Freepik

À primeira vista, o horário do jantar pode parecer apenas uma questão de rotina, mas ele impacta profundamente a digestão, a qualidade do sono e o controle de peso. Pesquisadores da Harvard Medical School investigaram essa questão e publicaram suas descobertas na revista Cell Metabolism. O estudo indica que jantar entre 17h e 19h é a melhor escolha.

Os resultados mostram que pessoas que jantam cedo queimam mais calorias do que aquelas que fazem suas refeições mais tarde. Além disso, essas pessoas apresentam uma qualidade de sono significativamente melhor. Então, seguir esse hábito pode ser uma estratégia eficaz para quem busca saúde e bem-estar.

De antemão, é importante entender que jantar cedo ajuda a alinhar o corpo ao ritmo circadiano natural. Esse ritmo regula o metabolismo, a digestão e a liberação hormonal. Portanto, seguir esse padrão traz benefícios significativos à saúde, como a otimização do funcionamento do organismo.

Por outro lado, o estudo também revela os efeitos adversos de comer tarde. Esse hábito não apenas aumenta a fome, mas também altera hormônios reguladores do apetite e diminui o gasto energético diário. Além disso, como destaca Nina Vujović, principal autora da pesquisa, “comer quatro horas depois faz uma diferença significativa em como queimamos calorias e armazenamos gordura”. Portanto, jantar cedo e incluir uma caminhada leve pode promover uma digestão saudável e melhorar a qualidade de vida.

Pesquisa