Skip to content

Justiça cancela eliminação de candidatos do CNU por erro na identificação no cartão de resposta

Decisão da Justiça Federal determina republicação dos resultados do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). Governo ainda não se pronunciou.


Laiz Queiroz Por Laiz Queiroz em 07/11/2024 - 17:01

© Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo

A Justiça Federal decidiu que o governo deve cancelar a eliminação de candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) que não preencheram corretamente o campo de identificação no cartão de respostas. A decisão foi tomada nesta quarta-feira, 6, pelo juiz Adelmar Aires Pimenta da Silva, da 2ª Vara Cível da Seção Judiciária do Tocantins, após acolher uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF). O órgão havia ingressado com uma ação civil pública contra o governo federal e a banca organizadora Cesgranrio.

A decisão obriga o governo e a Cesgranrio a republicarem, em até 10 dias, o resultado do concurso. A medida visa corrigir a eliminação de candidatos que, embora tenham seguido as orientações gerais do edital, não preencheram o espaço correspondente ao modelo de prova no cartão de resposta. A ação foi motivada pelo fato de que muitos candidatos receberam orientações de fiscais que indicavam que apenas a transcrição da frase da capa do caderno seria suficiente para a identificação, sem a necessidade de preencher as bolinhas.

Apesar de o governo federal ainda não ter se pronunciado oficialmente sobre a decisão, espera-se que a medida seja cumprida em breve, possibilitando a reavaliação das eliminações. A decisão cabe recurso.

Pesquisa