O prefeito Sandro Mabel revelou nesta terça-feira (7/01) que 10 mil novas vagas na Educação Infantil serão abertas até junho de 2025. Desse total, 5 mil vagas estarão disponíveis nos primeiros 100 dias do ano. A meta inicial de 9 mil vagas foi ampliada, graças a parcerias com o terceiro setor e a otimização da infraestrutura existente. “Já contratamos quase 3 mil vagas, e estamos adaptando espaços, como os das igrejas Videira e Assembleia de Deus”, explicou Mabel.
A expansão das vagas será feita com a adaptação de CMEIs e a inclusão de módulos, sem grandes obras. Mabel destacou que, em locais com CMEIs, será possível adicionar até 60 crianças adicionais por unidade com custo reduzido. “Estamos buscando alternativas rápidas para atender a demanda sem prejudicar a qualidade do atendimento”, afirmou. Além disso, a prefeitura está reestruturando o quadro de profissionais, com a reintegração de professores e possíveis novas contratações.
A gestão também anunciou horários estendidos para mães trabalhadoras. O CMEI da região do Ceasa, por exemplo, ajustará seu atendimento para atender mães que começam a trabalhar nas primeiras horas da manhã. “Estamos atentos às necessidades das mães, oferecendo horários que facilitem o acesso à educação infantil”, disse Mabel. O prefeito também afirmou que Goiânia possui 30 obras de CMEIs em andamento, e, apesar das dificuldades financeiras, o foco é garantir as vagas rapidamente.
O prefeito afirmou que as parcerias com o terceiro setor não são temporárias, mas sim parte de uma estratégia para garantir vagas de qualidade perto das casas das famílias. “A parceria com escolas particulares e entidades facilita o acesso à educação sem grandes distâncias”, afirmou Mabel. Ele também reforçou a prioridade da sua gestão em oferecer soluções práticas e eficientes para as famílias goianienses.
Além disso, as solicitações de vaga para a educação infantil podem ser feitas a partir das 12h no site da SME, com o processo de pré-matrícula facilitado por um novo sistema de georreferenciamento. O objetivo é alinhar as vagas às necessidades das famílias, considerando a proximidade das residências e outros fatores como a facilidade de transporte. “Queremos oferecer conforto e conveniência para as famílias”, concluiu Mabel.