O prefeito Sandro Mabel (UB) apresenta nesta quarta-feira (12) o Secretário Executivo da Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias (Segen), o advogado e médico veterinário José Silva Soares Neto, como o responsável pela pasta que pretende firmar parcerias entre o poder público e a iniciativa privada.
Na hierarquia da pasta, o cargo de executivo é de segundo escalão e, conforme o regimento da pasta, na ausência de um titular, ele assume a prerrogativa de realizar todos os atos administrativos.
José Silva teria sido indicado pelo empresário Flávio Rassi, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), e que deverá atuar como colaborador prestando uma espécie de consultoria para a administração.
Informações de bastidores mencionam interesse em transferir a gestão de espaços públicos à iniciativa privada, como equipamentos de lazer e parques.
Anteriormente, Sandro Mabel havia dito a imprensa que testaria um modelo de gestão compartilhada para a pasta com colaboradores eventuais liderando as iniciativas.
Por não haver vínculo formal com o município, nem receber remuneração, o consultor não assina nenhum documento. Seu trabalho, no entanto, é aproximar empresas com o poder público para fomentar negócios que incrementem a arrecadação da Prefeitura.
Nova nomeação
O primeiro nome a ser considerado para a pasta foi do vereador Lucas Kitão (UB), que possui bom trânsito no mercado e defende iniciativas de interesse da iniciativa privada. Ele chegou a ser nomeado para o cargo, mas decidiu voltar para a Câmara diante de inconsistências na estrutura da pasta, mas com discurso público de auxiliar o governo.
Atualmente, tramita na Câmara Municipal projeto de autoria de Kitão para permitir que empresas nominem equipamentos públicos com suas marcas, a exemplo do que ocorre com estádios de futebol como do São Paulo, que passou de Estádio do Morumbi para MorumBis após a compra dos direitos pela marca de chocolates Bis.
O prefeito Sandro Mabel foi questionado sobre a atuação da secretaria, os projetos prioritários e sobre o papel da iniciativa privada no desenvolvimento de políticas públicas. A assessoria de imprensa do prefeito informou que ele falaria em entrevista coletiva, marcada para as 17 horas.