O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), inaugurou, nesta segunda-feira (17), 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital da Mulher e Maternidade Célia Câmara. A ampliação faz parte do compromisso da atual gestão em fortalecer a rede de saúde da capital, garantindo mais estrutura para atender pacientes em estado grave. A iniciativa só foi possível devido à regularização dos pagamentos das dívidas herdadas da administração anterior.
Com essa nova entrega, Goiânia já conta com 20 novos leitos de UTI adultos em apenas uma semana. Além das 10 unidades na Célia Câmara, outras 10 foram disponibilizadas na Santa Casa. Também foram reativados quatro leitos de UTI pediátrica que estavam desativados por falta de pagamento. Mabel ressaltou que a cidade tem registrado alta demanda por UTIs devido à regulação estadual, que tem encaminhado pacientes para Goiânia.
De acordo com o prefeito, os leitos deveriam ser uma reserva técnica do município, mas estão sendo utilizados para atender também demandas do Estado, fortalecendo a parceria entre as gestões.
O diretor-técnico da Célia Câmara, Marcelo Cupertino, explicou que os novos leitos são destinados a mulheres que necessitam de atendimento intensivo por complicações clínicas, como casos graves de dengue e sepse.
Já a diretora-executiva da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc), Lucilene Sousa, destacou que a unidade conta com equipe multiprofissional completa e reforçou o compromisso da prefeitura em manter os pagamentos em dia, assegurando o funcionamento adequado dos serviços. A medida reforça a prioridade da gestão Mabel na melhoria da saúde pública e no suporte às unidades hospitalares da capital.