O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) enfrenta um acúmulo significativo de Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) esquecidas por seus solicitantes. Cerca de três mil desses documentos encontram-se na sede da autarquia, conforme revelado pelo presidente do Detran-GO, Delegado Waldir. Esse número, no entanto, pode ser ainda maior, abrangendo outras unidades, como Ciretrans e Vapt Vupt.
Uma das razões apontadas para o aumento do número de CNHs não retiradas é a crescente adesão à Carteira Digital de Trânsito. Embora essa tecnologia ofereça praticidade, Delegado Waldir adverte sobre a importância de não desprezar o documento físico, pois em casos de problemas tecnológicos, pode ser necessário recorrer à versão impressa.
Com aproximadamente 70 mil CNHs emitidas mensalmente pelo Detran-GO, a sobrecarga nos arquivos físicos das unidades se torna evidente, especialmente considerando que mais de 50 mil dessas emissões estão relacionadas a renovações, segundas vias e alterações de dados. O órgão reforça que a CNH é um documento de guarda permanente, o que impede seu descarte.
A retirada do documento pode ser realizada sem necessidade de agendamento, bastando comparecer à unidade indicada no momento da solicitação, munido de documento pessoal. O horário de funcionamento da sede do Detran-GO é das 8h às 17h.