skip to Main Content

Microempreendedores individuais têm até 30 de junho para enviar Declaração Anual Simplificada

Por Redação Tribuna do Planalto - 11/06/2022

Da redação

Os Microempreendedores Individuais (MEI) têm até o dia 30 de junho de 2022 para realizar o envio da Declaração Anual Simplificada, ano-calendário 2021. O prazo final era até o dia 30 de maio, mas a Receita Federal do Brasil alterou a data trinta dias, dando mais tempo para os candidatos se organizarem.

A DASN-Simei é um documento de renda anual, sendo essa uma das únicas obrigações dos MEIs, uma vez que todo aquele que tem um CNPJ aberto até dezembro do ano passado, independentemente do valor faturado, é obrigado a entregar a Declaração Anual do MEI.

De acordo com dados da Junta Comercial do Estado de Goiás (JUCEG),  são 743.024 Microempreendedores registrados, mas apenas  554.779 estão ativos e exercem suas atividades. A Receita Federal do Brasil informou que em Goiás, até 04 de junho de 2022, são exatamente 493.788 empresas optantes. Em Goiânia, a expectativa de recebimento da DANS-Simei é de aproximadamente 138.973 declarações.

O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento de Goiás (Sescon-Goiás), Edson Cândido Pinto, chama a atenção para que os contribuintes se atentem à data de envio e explica quem se enquadra nas obrigações da declaração.

“Microempresários com receita bruta total auferida em 2021 referentes às atividades de comércio, indústria, transportes intermunicipais e interestaduais e fornecimento de refeições precisam prestar contas com a Receita Federal. Também, sobre receita bruta auferida em 2021 referentes às atividades de serviços prestados de qualquer natureza, exceto transportes intermunicipais e interestaduais contratou mão de obra durante o período abrangido pela declaração ou se entram na DASN-Simei”, comenta Edson Cândido.

A declaração pode ser feita por meio do Portal do Empreendedor (www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor

Back To Top