Na manhã desta quarta-feira (9/10), os CyberGaecos dos Ministérios Públicos de Goiás (MPGO), São Paulo e Santa Catarina deflagraram a Operação Cabala, com o objetivo de desarticular grupos criminosos envolvidos em fraudes bancárias cibernéticas. Essas ações ilícitas causaram um prejuízo estimado de R$ 3,5 milhões a uma instituição financeira.
A operação mobilizou 280 agentes públicos, incluindo promotores de Justiça, servidores do Ministério Público e policiais civis e militares. Estão sendo cumpridos 58 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de prisão em simultâneo nos três estados. Em Goiás, foram executados 7 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão nas cidades de Goiânia e Mara Rosa.
As investigações revelaram que os criminosos exploraram uma vulnerabilidade no sistema de controle de garantias da instituição financeira para realizar transações fraudulentas. Essas operações foram efetuadas por meio de contas abertas em nome de laranjas. Além disso, os grupos utilizavam dispositivos de cobrança associados a estabelecimentos comerciais fictícios para dar uma aparência de legitimidade às transações fraudulentas.
A operação conta com o apoio das polícias Civil e Militar, visando garantir a efetividade das ações e a desarticulação completa dos grupos criminosos envolvidos.