skip to Main Content

Plataforma digital ajuda a ampliar índice de leitura nas escolas


Avatar Por Redação em 09/12/2019 - 00:00

Os níveis de leitura e interpretação de texto dos estudantes brasileiros estão estagnados há dez anos no nível básico, como mostra o resultado da avaliação Pisa (sigla em inglês para Programa Internacional de Avaliação de Alunos), divulgada na última semana.

Para reverter esse quadro, uma das saídas é a adoção de práticas inovadoras, inclusive com o apoio da tecnologia, para estimular a leitura nas escolas. Um exemplo é o concurso literário “Li, Gravei – Concurso de Booktubers”, realizado em 2019 pela plataforma de leitura digital Árvore de Livros.

Durante o concurso, através da plataforma digital Árvore de Livros, os alunos se engajaram na leitura de clássicos da literatura nacional. A proposta do projeto envolve a combinação de novos formatos de linguagem, como a produção de uma resenha em formato de vídeo para o Youtube. Ao aliar clássicos à linguagem das mídias digitais, foi possível trazer de volta autores consagrados para o centro da atenção de jovens, como Machado de Assis e José de Alencar.

O concurso teve a duração de um mês e, durante esse período, os alunos participantes leram mais de 1900 livros pela plataforma, totalizando mais de 5 mil horas de leitura.

Sobre a Árvore de Livros

A Árvore de Livros é uma edtech nacional, lançada em 2014, cujo propósito é transformar a educação no Brasil por meio da formação de novos leitores.

A plataforma possui parceria com mais de 600 editoras e mantém mais de 30 mil títulos diferentes disponíveis, entre livros, jornais e revistas do mundo todo.

Além disso, a Árvore de Livros também oferece apoio pedagógico aos educadores, relatórios que possibilitam acompanhar de perto a leitura de cada aluno, projetos que estimulam o hábito de ler em crianças e jovens e sequências didáticas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *