O trânsito na Avenida Toledo, na região do Parque Real, na divisa com a Vila Brasília, em Aparecida de Goiânia, foi liberado nesta terça-feira (26) após a conclusão de uma das principais etapas das obras de recuperação da ponte localizada próximo ao Cemitério Jardim da Paz. A via é considerada importante para a mobilidade da região por garantir acesso direto à BR-153.
A estrutura estava interditada desde o fim de fevereiro deste ano, quando uma forte erosão comprometeu a cabeceira da ponte e deixou completamente expostas as estacas de fundação. O problema gerou preocupação entre moradores e motoristas que utilizam diariamente o trecho, já que o local precisou ser totalmente bloqueado por questões de segurança.
Segundo a prefeitura, a liberação do tráfego aconteceu após a finalização da nova pavimentação asfáltica, considerada a etapa decisiva da obra. Os serviços executados incluíram recuperação da fundação da estrutura, reforço da cabeceira da ponte com a instalação de gabiões — estruturas de contenção feitas com pedras envolvidas por telas metálicas — além de tratamento do solo e implantação de blocos de concreto para aumentar a estabilidade do terreno e impedir novos processos erosivos.
Apesar da reabertura da avenida para veículos, os trabalhos no local ainda não foram totalmente concluídos. Equipes seguem atuando na execução de serviços complementares, como construção de calçadas, instalação de bocas de lobo para drenagem da água da chuva, colocação de guarda-corpo e reforço da sinalização viária.
Essa não foi a primeira vez que a ponte apresentou problemas estruturais. No ano passado, o trecho também precisou ser interditado após o surgimento de danos semelhantes. Desta vez, porém, a erosão foi considerada mais severa, exigindo uma intervenção mais ampla e complexa para garantir a segurança da estrutura e dos motoristas que passam pela região diariamente.













