Skip to content

Prefeitura de Goiânia instala mil armadilhas para mosquito da dengue na Região Noroeste

Ação faz parte das estratégias de intensificação do combate ao mosquito da dengue, Aedes aegypti


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 14/04/2025 - 16:55

Agentes de saúde instalam armadilha para capturar o mosquito da dengue em Goiânia (Foto: SMS)

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia nesta terça-feira (15), às 8h, a instalação de mil armadilhas contra o Aedes aegypti na Região Noroeste da capital. O ponto de encontro será na Rua VF 66, no Setor Finsocial. A ação integra as estratégias de intensificação do combate ao mosquito, vetor da dengue, zika e chikungunya, na região com a maior incidência de casos de arboviroses em Goiânia.

“A SMS monitora o avanço da dengue em toda a cidade e constatou que a Região Noroeste é o local com a maior incidência de casos da doença em Goiânia. Por isso, temos reforçado, em diversas frentes, o combate ao mosquito nos bairros da região”, destaca o secretário de Saúde, Luiz Pellizzer.

“A armadilha é uma ferramenta eficiente e ambientalmente segura para atingir os criadouros do Aedes aegypti de forma estratégica. Ela atrai as fêmeas do mosquito por simular um criadouro ideal”, explica o secretário. Neste ano, a SMS realizou a manutenção de cerca de 9 mil armadilhas já instaladas no município, para garantir o pleno funcionamento dos dispositivos no período mais crítico de disseminação da doença. “Agora, vamos ampliar a quantidade de armadilhas, instalando novas unidades nos locais com maior necessidade”, afirma o superintendente de Vigilância em Saúde, Flávio Toledo.

Casos
Segundo a pasta, a Região Noroeste registra 1.039 casos de dengue a cada 100 mil habitantes. O número é significativamente superior ao da segunda colocada na lista, a Região Leste, que tem 762 casos por 100 mil habitantes. Dessa forma, a SMS já promoveu vistorias compulsórias em todos os imóveis fechados e abandonados e intensificou as visitas domiciliares na região, além da distribuição gratuita de repelentes à população e da realização de seis mutirões de limpeza em áreas urbanas da Região Noroeste.

Veja também:

Anvisa aprova vacina contra chikungunya do Butantan e Valneva

Goiânia registra 5,7 mil casos de dengue em 2025

Pesquisa