A Prefeitura de Goiânia promove nesta sexta-feira (24) um mutirão para o descarte correto de resíduos. O recolhimento de pneus em Goiânia ocorre no Parque Amazônia, na Praça Senador José Rodrigues de Morais Filho, das 9h às 17h, com recebimento gratuito de qualquer quantidade.
A ação é coordenada pela Agência Municipal do Meio Ambiente e inclui orientações à população sobre o descarte ambientalmente adequado. O objetivo é reduzir o descarte irregular e ampliar a conscientização sobre os impactos desse tipo de resíduo.
Recolhimento de pneus em Goiânia busca reduzir riscos à saúde
O acúmulo de pneus descartados de forma irregular favorece a proliferação de mosquitos e outros vetores de doenças. Além disso, pode causar problemas ambientais, como poluição de cursos d’água e entupimento de galerias pluviais.
Por isso, o recolhimento de pneus em Goiânia também está alinhado à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê a responsabilidade compartilhada e incentiva a logística reversa.
A iniciativa conta com parceria da Reciclanip, entidade ligada ao setor de pneus, que atua na destinação ambientalmente correta desses materiais.
Ação anterior recolheu mais de 25 toneladas
Na última edição do mutirão, realizada em março na região Leste da capital, foram recolhidas mais de 25 toneladas de pneus. Todo o material teve destinação adequada.
Agora, a expectativa é ampliar o alcance da ação e estimular a participação da população.
Participação da comunidade é essencial
A Prefeitura reforça que o descarte correto depende da colaboração dos moradores. Levar pneus inservíveis até os pontos de coleta ajuda a evitar impactos ambientais e riscos à saúde pública.
Além disso, ações como o Dia D funcionam como estratégia para fortalecer hábitos sustentáveis no dia a dia da cidade.
LEIA MAIS:
Decreto amplia validade do uso do solo para um ano em Goiânia
Operação fiscaliza postos em região nobre de Goiânia e encontra preço abusivo de combustíveis













