skip to Main Content

Saiba quais documentos são exigidos em viagens com crianças

Quando na companhia de um dos avós, irmãos maior de idade e tios de 1.º grau, é preciso levar, obrigatoriamente, a certidão de nascimento para comprovação de parentesco


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 10/02/2024 - 14:48

Planos de viagem em família podem ir por água abaixo se os documentos necessário para embarque dos menores não for observado com atenção

Com a proximidade do feriado do Carnaval e a movimentação de viagens geradas pelo período, o Juizado da Infância e Juventude da comarca de Goiânia (JIJGO) alerta sobre a exigência de documentos para embarques em viagens nacionais de crianças e adolescentes desacompanhados dos pais.

Crianças (até 12 anos incompletos):

Serão aceitos os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade (RG);
  • Passaporte; ou
  • Certidão de Nascimento (original ou cópia autenticada em cartório).

Quando na companhia de um dos avós, irmãos maior de idade e tios de 1.º grau, levar, obrigatoriamente, a certidão de nascimento para comprovação de parentesco.

Adolescentes (12 a 16 anos):

Adolescentes com 12 anos ou mais deverão apresentar documento oficial com foto para embarcar em viagens interestaduais. A regra foi estabelecida na Resolução ANTT nº 4.308/2014.

Também quando, na companhia de um dos avós, irmãos maior de idade e tios de 1.º grau, levar obrigatoriamente a certidão de nascimento para comprovação de parentesco.