Os mesários desempenham um papel crucial no processo eleitoral, ajudando a garantir que a vontade do povo seja refletida nas urnas ao fiscalizar os trabalhos nas seções eleitorais. Todo eleitor maior de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral pode se oferecer para atuar como mesário.
Os benefícios para os mesários incluem a dispensa do serviço, com a manutenção do salário, e o direito a receber o dobro dos dias de convocação, conforme o artigo 98 da Lei Eleitoral nº 9.504/97. Além disso, estudantes que se voluntariarem recebem certificados de horas complementares, desde que estejam matriculados em instituições conveniadas com a Justiça Eleitoral.
Ser mesário também pode ser um diferencial em concursos públicos, se constar no edital. Para se inscrever, o interessado deve realizar o cadastro pelo aplicativo e-Título ou pelo site do TRE. A inscrição deve ser feita na Zona Eleitoral correspondente ao título de eleitor. Para mais informações, entre em contato com o cartório eleitoral local.